
O Esporte Clube Comercial e o União ABC, ambos de Campo Grande, se preparam para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro de 2023. O Comercial começou a preparação no mês de novembro enquanto o ABC iniciou o trabalho focado na competição em outubro.

De acordo com o técnico do Comercial, Denis Alacoque o time foi formado em uma parceria do clube com duas empresas, a TAAF de Campo Grande e a Select Gold do Paraná que inclusive trouxe Denis para o Comercial. “Treze atletas vieram do Paraná, alguns atletas já eram do Comercial e outros da empresa TAAF”, disse o profissional.
Técnico do Comercial, Denis Alacoque
Nenhum jogador do elenco comercialino participou da competição. O atacante Pedro, 19, disse que estão encarando essa primeira experiência na Copinha, como é conhecida a Copa São Paulo, com leveza. “É um fardo que estamos carregando, mas com leveza porque estamos trabalhando , correndo no sol e trabalhando para fazer bonito”, disse confiante.
O atacante Pedro, de 19 anos
Apesar de ser campo-grandense, o Comercial é o primeiro clube que Pedro joga na cidade. Desde os 14 anos jogando futebol ele já jogou no Linense-SP, America de São José do Rio Preto-SP, Blumenau-SC.
Já no União ABC, boa parte do time já jogou a Copinha e fazia parte do elenco que avançou a segunda fase da competição, onde foi eliminado pelo Grêmio. Além disso, essa parte dos atletas foram campeões estaduais na categoria sub-20 nas duas ultimas temporadas.
Treino do União ABC visando a Copinha
De acordo Fábio Henrique Vicente da Silva, presidente da equipe o elenco de jogadores é composto por 15 jogadores que já faziam parte do time e outros 15 que vieram de uma parceria com uma equipe de Teutônia-RS . Destes 30 jogadores, o clube pretende levar 25 para a competição e a decisão de quem fica fora será tomada as vésperas da viagem para Bálsamo-SP, sede do grupo, que alem do União-ABC, conta ainda com Mirassol-SP, Chapecoense-SC e Inter Minas-MG.
Fábio Henrique Vicente da Silva, presidente do União ABC
Fábio acredita que a mescla experiência e juventude do plantel pode ser um fator positivo para a equipe. “É uma base boa com os meninos mais novos, os nossos um pouco mais experientes. Já conseguimos isso em 2020 e agora esperamos chegar um pouco mais longe”, projetou.
Uma motivação para os atletas do União ABC na busca pela realização do sonho de ser jogador profissional é o zagueiro Yan Souto, que ano passado fazia parte do time e nesse ano jogou o primeira divisão do Campeonato Brasileiro pelo Goiás.
O goleiro Joel Alexandre, de 18 anos busca seguir os passos de Yan. “É muito gratificante ver um menino que estava aqui trabalhando com a gente se destacar e jogar no cenário nacional, e a estamos trabalhando para isso também. Nosso maior sonho é sair de MS para o cenário nacional e possivelmente para fora do Brasil”, disse o goleiro que joga futebol desde os dez anos. Ele acredita a grandiosidade da Copinha fará com alguns dos atletas da equipe sejam vistos e ganhe oportunidades fora do Estado. “Todo mundo que vai para a copinha tem a noção que está todo mundo de olho, e a expectativa é das melhores... Que possa ir e pelo menos uns cinco nem voltem”, finalizou.
O goleiro Joel Alexandre, de 18 anos
O técnico da equipe do União ABC, Toninho Mussi sabe da responsabilidade de trabalhar diretamente com o sonho das pessoas, e cita a importância dos atletas manterem a cabeça no lugar. “Lidar com o sonho das pessoas é difícil, a gente tem de colocar a cabeça deles no lugar, trabalhar com os pés no chão, se dedicar e ter foco mantendo sempre a cabeça tranquila, pois para conseguir o objetivo tem de trabalhar. Sabemos que todos sonham, mas é difícil chegar todo mundo”, alerta o treinador que vai para sua terceira copinha a frente da equipe.
O técnico da equipe do União ABC, Toninho Mussi
O treinador do Comercial Denis Alacoque destaca a importância do trabalho não só na preparação técnica e tática dos jogadores, mas também na educação e formação como cidadãos. “Na categoria de base e formação do atleta, alem de você trabalhar a parte técnica, se trabalha o caráter e personalidade, forma o atleta para esporte e para vida”, explica o treinador.
"Vemos no olhar de cada um a concentração para fazer o melhor e garantir o futuro da família" - diz o treinador Denis Alacoque
O Comercial terá duas partidas transmitidas em rede nacional, no canal por assinatura SporTV. As partidas que terão a transmissão do canal esportivo do Grupo Globo serão a de estréia contra o Cruzeiro-MG no dia 2 de janeiro as 14h (horário do MS) e a terceira partida do grupo contra o Capivariano-SP no dia 8 de janeiro as 12h (horário do MS). O outro jogo restante, no dia 5 de janeiro as 11h45 (horário do MS) contra a Penapolense-SP será transmitida pela FPF TV na internet.
O técnico Denis está empolgado em ter os jogos na televisão, e trabalha para que isso não seja uma pressão a mais para os jogadores. “É um escândalo, é SporTV, imagina o orgulho dos pais assistindo o filho pela primeira vez na televisão... Isso causa uma emoção e ao mesmo tempo uma pressão e é isso que temos de trabalhar, na parte emocional para estarem bem preparados para isso”, destacou.
O zagueiro e volante do Comercial Paulo Cesar, de 18 anos, é natural de São Gonçalo do Abaeté-MG e veio para Campo Grande apenas para a disputa da Copinha e espera sair da competição com um contrato profissional. “Treinando muito com o objetivo de chegar à Copinha e dar nosso máximo e se Deus quiser sair de lá com um contrato profissional”.
O zagueiro e volante do Comercial Paulo Cesar, de 18 anos
O goleiro Cleverson, de 19 anos, veio de Rio Negrinho-SC e passou por Grêmio, Avaí, Esportvo e Andraus-PR e chegou esse ano ao Comercial para disputar a competição pela primeira vez. “Expectativa está grande, emoção está alta e pode ser um grande passo na nossa vida, uma defesa pode mudar tudo”, afirmou o goleiro que sonha em sair do Brasil. “O centro do futebol é a Europa, desejo é ir pra lá sempre, jogar Champions League, Copa do Mundo”, concluiu.
O goleiro Cleverson, de 19 anos
O meia armador do União ABC, Nedinei Brum Ferreira Filho, conhecido como Ney, de 20 anos, joga futebol há cerca de 10 anos e também sonha em jogar fora do país e conta com a experiência de já ter disputado a copinha. “O pessoal mais velho passa essa experiência para nós, mas não temos a noção até ir. É uma competição grande e com o potencial para termos visibilidade”, afirma ele que sabe que precisa pensar primeiro na equipe para que os resultados individuais venham. “A expectativa para o grupo é fazer um excelente trabalho e se Deus permitir que a gente possa passar de fase", finalizou.
O meia armador do União ABC, Nedinei Brum Ferreira Filho, conhecido como Ney, de 20 anos
A Copa São Paulo de Futebol Junior começa no dia 2 de janeiro a grande final acontece no dia 25 de janeiro, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade de São Paulo.
