
Sport, Ceará e Fortaleza, em conjunto com as federações de futebol de Pernambuco e do Ceará, protocolaram oficialmente nesta terça-feira (21) um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que os títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 sejam reconhecidos como conquistas do Campeonato Brasileiro.

O pleito, segundo os clubes e entidades, busca o reconhecimento histórico de uma competição que, embora tratada como regional, teve caráter nacional na estrutura da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da CBF. O Torneio Norte-Nordeste era parte do processo de interiorização e ampliação do calendário do futebol brasileiro nos anos 1960 e 70.
As conquistas em questão pertencem ao Sport (1968), Ceará (1969) e Fortaleza (1970). O argumento principal é que o mesmo critério adotado pela CBF em 2010 — quando reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como títulos nacionais — também deve ser aplicado aos torneios disputados nas regiões Norte e Nordeste.
“O pleito não tem o objetivo de criar privilégios, mas sim de corrigir uma injustiça esportiva”, afirmam os clubes no documento enviado à CBF.
Levantamento histórico e jurídico - Desde o segundo semestre de 2023, representantes dos três clubes e das duas federações trabalharam no resgate de documentos históricos, registros da imprensa da época e posicionamentos da própria CBD. Segundo o grupo, há provas de que os torneios tiveram respaldo institucional e representaram etapas do futebol nacionalizado da época.
Para Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol, o pedido é legítimo. “Fizemos o pedido oficial hoje e agora iremos trabalhar internamente para ter esse reconhecimento. Os argumentos são legítimos e históricos. Embasado em documentos, declarações e fotos. O trabalho foi feito pela Federação Cearense, Ceará e Fortaleza através de várias reuniões para, unidos, trazer o reconhecimento desses títulos e fortalecer ainda mais o futebol cearense no cenário nacional.”
Impacto no cenário esportivo - Se aceito, o pedido daria aos três clubes um título nacional reconhecido pela CBF, o que pode alterar estatísticas históricas e dar mais projeção ao futebol do Norte e Nordeste. Atualmente, os campeões brasileiros reconhecidos de 1968 a 1970 são, respectivamente: Botafogo (Taça Brasil), Palmeiras (Robertão) e Fluminense (Robertão).
A CBF ainda não se manifestou oficialmente sobre o protocolo, mas o tema promete gerar discussões entre historiadores, dirigentes e torcedores, principalmente pelo impacto que uma mudança desse porte pode ter no ranking de títulos nacionais e na memória esportiva do país.
