
O Los Angeles Lakers entrou em quadra na noite deste domingo (26) repleto de dúvidas. Sem LeBron James, ainda ausente por lesão, e sem Luka Doncic, afastado por entorse no dedo e contusão na perna, o time precisava encontrar um protagonista. E ele surgiu: Austin Reaves teve uma atuação histórica e anotou 51 pontos na vitória por 127 a 120 sobre o Sacramento Kings, no Golden 1 Center.
A performance transformou Reaves no quarto jogador não draftado da história da NBA a alcançar essa pontuação em um jogo. Além disso, ele ficou a uma assistência de completar um triple-double, com 11 rebotes e 9 passes decisivos, em 39 minutos em quadra.
Cercado pelos companheiros ao final da partida, Reaves foi aplaudido por sua maior exibição na liga. "Não vou mentir, fui até a linha de lance livre pensando: ‘É melhor não errar’", disse ele, ao relembrar os lances que o levaram aos 51 pontos. "Cumpri quase o pedido do Doncic. Ele tinha dito que queria 60 pontos. Fiz o que deu", brincou.
De reserva contestado a estrela improvável - Antes do início da temporada, a permanência de Reaves na equipe chegou a ser questionada. Vindo de uma cidade pequena do Arkansas e sem ter sido selecionado no draft da NBA, ele conquistou espaço com atuações consistentes. Nas duas primeiras partidas da temporada, havia marcado 51 pontos somados — agora repetiu a marca em um único jogo.
No duelo contra os Kings, começou errando dois arremessos de três e cometendo um turnover. Mas tudo mudou após sofrer uma falta em uma tentativa do perímetro. A partir daí, acertou os três lances livres e engrenou. Ao todo, converteu 21 lances livres, seis bolas de três pontos e outras seis de dois.
O técnico JJ Redick exaltou a trajetória do atleta. “Reaves é um garoto de uma cidade pequena do Arkansas que não foi draftado, que teve uma média de 20 bolas na NBA no ano passado e acabou de ter uma de 50", afirmou. “Esses momentos são incríveis para ele. Ele está pronto para cada desafio que vier”, completou.
Outro nome importante da noite foi o pivô Deandre Ayton, que anotou 22 pontos e pegou 15 rebotes. O treinador dos Lakers elogiou: “Ele só melhora a cada dia com este grupo. Achei o pick-and-roll muito bom esta noite. A tomada de decisões dele no pocket foi excelente. DA jogou como um monstro esta noite, e é isso que precisamos dele todas as noites”.
A estrela LeBron James, que não viajou com a equipe para Sacramento, também comemorou o feito de Reaves nas redes sociais, exaltando a atuação do companheiro.
Próximo desafio já é nesta segunda-feira - Sem descanso, os Lakers retornam à quadra nesta segunda-feira (27), agora em casa, para enfrentar o Portland Trail Blazers, comandado pelo técnico brasileiro Tiago Splitter, que assumiu a equipe após a saída de Chauncey Billups por envolvimento com apostas.
O Portland vem de sua primeira derrota na temporada, sofrida diante do Los Angeles Clippers por 114 a 107. A partida promete ser mais um teste para Reaves, que deve novamente assumir papel de destaque se LeBron e Doncic seguirem fora.
Resultados do domingo na NBA:
San Antonio Spurs 118 x 107 Brooklyn Nets
Detroit Pistons 119 x 113 Boston Celtics
Washington Wizards 113 x 139 Charlotte Hornets
Cleveland Cavaliers 118 x 113 Milwaukee Bucks
Miami Heat 115 x 107 New York Knicks
Minnesota Timberwolves 114 x 110 Indiana Pacers
Dallas Mavericks 139 x 129 Toronto Raptors
Sacramento Kings 120 x 127 Los Angeles Lakers
Los Angeles Clippers 114 x 107 Portland Trail Blazers
Jogos desta segunda-feira:
Detroit Pistons x Cleveland Cavaliers
Philadelphia 76ers x Orlando Magic
Chicago Bulls x Atlanta Hawks
New Orleans Pelicans x Boston Celtics
San Antonio Spurs x Toronto Raptors
Houston Rockets x Brooklyn Nets
Dallas Mavericks x Oklahoma City Thunder
Utah Jazz x Phoenix Suns
Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets
Golden State Warriors x Memphis Grizzlies
Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers
