
Pelo segundo ano seguido, o Real Madrid decidiu não participar da cerimônia da Bola de Ouro, marcada para esta segunda-feira (22), às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris. O clube espanhol segue em boicote à premiação organizada pela revista France Football desde que Vinicius Júnior foi preterido na disputa pelo troféu de melhor jogador do mundo em 2024.

Segundo o jornal As e confirmado por outros veículos como o Estadão, a ausência foi uma decisão institucional. Em 2024, a delegação merengue chegou a preparar a viagem à França com cerca de 50 pessoas, mas desistiu ao saber que Vinicius não seria o vencedor. Desde então, o clube considera a premiação como desrespeitosa e afirmou que “não irá onde não é respeitado”.
Neste ano, a postura se mantém. Nem o presidente Florentino Pérez nem representantes oficiais do clube estarão presentes. A participação de jogadores foi deixada a critério individual, mas, com o Real Madrid enfrentando o Levante na terça-feira (23) pelo Campeonato Espanhol, é improvável que os principais atletas viajem.
Florentino Pérez, ao centro, deve ser ausência na premiação da Bola de Ouro nesta segunda-feira
Apesar do boicote institucional, o clube conta com vários nomes entre os indicados. No masculino, Vinicius Jr., Jude Bellingham, Kylian Mbappé, Thibaut Courtois e Dean Huijsen foram lembrados nas categorias principais, mas devem seguir a orientação do clube e não comparecer. No feminino, Caroline Weir deve representar o Real Madrid, enquanto Linda Caicedo aparece como uma das favoritas ao Troféu Kopa, de melhor sub-21.
Na edição passada, mesmo com a ausência, o Real Madrid foi eleito melhor clube do mundo — mas não havia ninguém para receber o prêmio no palco.
A atitude gerou críticas, como a do técnico do Barcelona, Hansi Flick, que classificou a ausência como desrespeito. "É importante comparecer, demonstrar respeito aos vencedores, independentemente do resultado", afirmou em coletiva.
Desde que a Bola de Ouro foi criada, o Real Madrid teve oito vencedores: Di Stéfano, Kopa, Figo, Ronaldo Fenômeno, Cannavaro, Cristiano Ronaldo (quatro vezes), Luka Modric e Karim Benzema.
Se quiser, posso adaptar esse conteúdo para redes sociais ou criar uma linha do tempo dos vencedores do Real Madrid. Deseja isso?
