
O acreano Ramon Rocha Queiroz, o Ramon Dino, conquistou neste domingo (12) um marco histórico: tornou-se o primeiro homem brasileiro a vencer o Mr. Olympia, competição mundial de fisiculturismo, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Dino disputou na categoria Classic Physique, superando o alemão Mike Sommerfeld e o americano Torrence Ruffin, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O título chega após três tentativas anteriores: foi vice-campeão em 2022 e 2023, atrás de Chris Bumstead, e terminou em quarto lugar em 2024. Com a vitória, o atleta leva para casa US$ 100 mil (aproximadamente R$ 550 mil). Até então, apenas mulheres brasileiras haviam conquistado o ouro na competição: Natália Coelho, na categoria Women’s Physique, e Eduarda Bezerra, na Wellness.
“Hoje vivi um sonho que carrego no coração há muito tempo. Eu pedi e o Senhor cumpriu”, comemorou Ramon Dino em suas redes sociais.
Natural de Rio Branco (AC), o atleta de 30 anos obteve o cartão profissional em 2018 após vencer o Mr. Olympia Brasil, mesmo com poucos recursos e uma dieta simples à base de arroz e ovo. O “Pro card” garante a entrada no circuito profissional do fisiculturismo.
Em outubro de 2024, Dino voltou a vencer o campeonato nacional, garantindo classificação para o Mr. Olympia 2025, onde confirmou seu objetivo de trazer o título mundial para o Brasil.
