Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de janeiro de 2026 - 15h25
FUTEBOL

Rafinha diz que crise financeira não pode servir de desculpa para mau rendimento do São Paulo

Apresentado como gerente esportivo, ex-lateral afirma que já foi campeão no clube mesmo com salários atrasados

27 janeiro 2026 - 14h05Leonardo Catto e Bruno Accorsi
Rafinha é apresentado no São Paulo e afirma que problemas financeiros não podem justificar mau desempenho em campo.
Rafinha é apresentado no São Paulo e afirma que problemas financeiros não podem justificar mau desempenho em campo. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

Anunciado oficialmente como gerente esportivo do São Paulo nesta terça-feira (27), o ex-lateral-direito Rafinha afirmou que a crise financeira enfrentada pelo clube não pode ser usada como justificativa para o baixo rendimento dos jogadores dentro de campo. Durante sua apresentação, ele recorreu à própria experiência como atleta do Tricolor para sustentar o discurso de cobrança e responsabilidade.

Canal WhatsApp

“Eu fui campeão aqui no São Paulo com salário atrasado. Fomos campeões da Copa do Brasil assim”, disse Rafinha, ao lembrar do título inédito conquistado em 2023, quando ainda integrava o elenco são-paulino.

O novo dirigente reconheceu os problemas vividos pelo clube fora das quatro linhas, mas deixou claro que a situação não pode servir como atenuante para os resultados esportivos. Segundo ele, o peso da camisa exige postura competitiva independentemente do cenário institucional.

“Temos que olhar para frente, pensar grande. Não é porque estamos com problemas extracampo que deixamos de ser respeitados e ser um clube gigante. Não existe tempestade eterna, nem fase boa eterna”, afirmou.

Rafinha chega ao cargo para substituir Muricy Ramalho, que se afastou das funções diretivas para cuidar da saúde. De acordo com o presidente do São Paulo, Harry Massis Júnior, a principal missão do ex-jogador será atuar como um elo entre a diretoria e os jogadores, ajudando a reconstruir a comunicação interna do clube.

A função do gerente esportivo será voltada essencialmente ao futebol e à convivência diária com o elenco. Rafinha poderá participar de discussões sobre contratações e planejamento, mas não terá atribuições administrativas ou decisórias, funcionando como interlocutor direto dos atletas junto à gestão.

Com passagens marcantes por Bayern de Munique e Flamengo, Rafinha defendeu o São Paulo entre 2022 e 2024. Nesse período, foi peça importante na conquista da Copa do Brasil de 2023, primeiro título do clube na competição, e da Supercopa do Brasil, no ano seguinte.

A identificação com o Tricolor foi um dos fatores que pesaram para o convite da diretoria. Aos 40 anos, Rafinha encerrou a carreira como jogador no Coritiba e, desde então, vinha atuando como comentarista esportivo. Paralelamente, participava de eventos e partidas das Lendas do Bayern, equipe formada por ex-ídolos do clube alemão.

Agora fora das quatro linhas, Rafinha assume o desafio de ajudar o São Paulo a atravessar um momento de instabilidade, apostando na proximidade com o elenco e na cobrança por desempenho como caminhos para a retomada dos resultados.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop