
Na última sexta-feira, o São Paulo anunciou a contratação do zagueiro Rafael Toloi, ex-Atalanta, da Itália. Aos 34 anos, o defensor retorna ao Tricolor após dez temporadas no futebol europeu, reforçando um setor defensivo que enfrenta dificuldades devido à escassez de opções.

Toloi chega para integrar o elenco de Hernán Crespo, que atualmente utiliza um sistema com três zagueiros. Além dele, o time conta com Ferraresi, Alan Franco, Sabino e Arboleda, este último se recuperando de lesão. O zagueiro assinou contrato até o final de 2027.
O defensor fez parte do time que conquistou a Copa Sul-Americana de 2012 e, em seu retorno, expressou felicidade pela nova etapa na carreira. “É o sonho de qualquer jogador voltar ao São Paulo. Estou muito feliz com esse retorno, e é uma sensação muito especial para mim. Agora, sou mais maduro, tenho uma boa bagagem e experiência, e tenho certeza de que posso ajudar o clube a alcançar seus objetivos”, afirmou Toloi.
Revelado pelo Goiás, Toloi conquistou o Campeonato Goiano em 2009 e 2011 antes de chegar ao São Paulo em 2012. Com o Tricolor, disputou 133 jogos e marcou seis gols. Em 2015, foi transferido para a Atalanta, onde obteve destaque e conquistou a Liga Europa 2023/24. Toloi também teve uma passagem pela Roma, onde foi emprestado por um período.
Além de sua experiência internacional, o zagueiro natural de Rio Verde (GO) foi convocado para a seleção italiana, onde somou 14 jogos e conquistou a Eurocopa 2020.
O São Paulo conseguiu contar com Toloi sem custos de transferência, já que o zagueiro estava livre no mercado após o fim de seu contrato com a Atalanta. A estratégia de contratações sem custos tem sido um dos focos da diretoria do clube em 2025, visando economizar recursos. Ainda não há previsão para a estreia do zagueiro.
