
A sequência da quinta rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol promete mexer em pontos decisivos da tabela neste domingo (8). Três partidas colocam em campo times que lutam ao mesmo tempo por vaga nas quartas de final e para escapar da zona de rebaixamento.
A programação começa às 15h30 com dois confrontos. No Estádio Douradão, o DAC (Dourados Atlético Clube) recebe o Operário FC, atual líder da competição, com 11 pontos. No mesmo horário, no Estádio Laertão, Costa Rica e Esporte Clube Águia Negra fazem duelo direto para encostar de vez no G-4.
Mais tarde, às 17h, no Estádio Saraivão, o Ivinhema Futebol Clube enfrenta o AA Bataguassu. O jogo tem impacto direto tanto na parte de cima da tabela quanto na zona de rebaixamento, já que o Bataguassu briga pela vice-liderança e o Ivinhema tenta sair das últimas posições.
Mesmo que seja derrotado em Dourados, o Operário não perde a liderança nesta rodada. O time campo-grandense tem 11 pontos e não pode ser ultrapassado porque já fez uma partida a mais em relação aos concorrentes, em duelo antecipado da sétima rodada.
Quem ainda pode se aproximar é o Bataguassu. Se vencer o Ivinhema fora de casa e o Operário perder para o DAC, o time chega aos mesmos 11 pontos do Galo e assume a vice-liderança da competição, deixando a disputa ainda mais apertada na parte de cima.
A classificação começou a se movimentar no sábado (7). Antes disso, a quarta rodada havia sido marcada pelo equilíbrio, com todos os cinco jogos terminando empatados em 1 a 1. Pela quinta rodada, dois confrontos já foram disputados e mudaram o cenário do Estadual.
O CEN (Centro Esportivo Naviraiense) conquistou mais uma vitória fora de casa e assumiu, de forma provisória, a segunda colocação. O Jacaré do Conesul venceu o FC Pantanal por 3 a 2, em Campo Grande, em partida bastante movimentada. João Carlos, Augusto e Eduardo Brito marcaram para o Naviraiense, enquanto João Lucas e Max fizeram os gols do Pantanal. Com o resultado, o time de Naviraí chegou aos 10 pontos, um a menos que o Operário, e mantém a vice-liderança se o Bataguassu não vencer o Ivinhema neste domingo. O Pantanal, com sete pontos, corre o risco de deixar o G-4 com o complemento da rodada.
No outro jogo de sábado, o CRA (Clube de Regatas Aquidauana) recebeu o Corumbaense Futebol Clube. O time da casa saiu na frente com gol de Wesley Pacheco, mas Fábio, nos acréscimos, garantiu o empate em 1 a 1 para o alvinegro. O resultado foi ruim para as duas equipes, que seguem com três pontos cada. CRA e Corumbaense permanecem nas últimas posições e podem ser ainda mais pressionados na luta contra o rebaixamento. Se o Ivinhema vencer o Bataguassu, os dois passam a dividir a zona da degola.
Com os jogos já realizados, a classificação momentânea tem o Operário FC na liderança, com 11 pontos, seguido pelo Naviraiense, com 10. A faixa de classificação às quartas de final ainda conta com Bataguassu, com 8 pontos, Pantanal, com 7, além de Costa Rica, Águia Negra e Dourados, todos com 5 pontos. Fora do G-4, mas ainda brigando na metade de cima da tabela, está o Corumbaense, em oitavo, com 3 pontos. Na zona de rebaixamento aparecem o CRA, também com 3, e o Ivinhema, com 2 pontos.
Os resultados deste domingo podem alterar posições tanto entre os primeiros colocados quanto entre os times que tentam escapar das últimas vagas da tabela, mantendo a quinta rodada como uma das mais importantes até aqui no Estadual.
