
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, decretou feriado nacional nesta sexta-feira (5) em comemoração à classificação da seleção masculina para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.

O Paraguai confirmou a vaga na noite de quinta-feira (4), após o empate sem gols com o Equador, em Assunção, pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O resultado, aliado à vitória da Argentina por 3 a 0 sobre a Venezuela, assegurou matematicamente a volta da equipe ao Mundial.
A classificação encerra um jejum de 16 anos. A última participação paraguaia em Copas foi em 2010, na África do Sul, quando chegou às quartas de final e fez sua melhor campanha da história. Desde então, ficou de fora das edições de 2014, 2018 e 2022.
Nas redes sociais, o presidente celebrou a conquista com entusiasmo.
“Foram necessários 16 anos desde a nossa última qualificação... 16 anos sem ouvir o nosso hino num Mundial. Obrigado, Albirroja! Hoje, a Albirroja voltou com alma, coração e toda a garra guaraní”, escreveu Peña.
Ele também anunciou o feriado: “Este é um sonho realizado para todos os paraguaios. AMANHÃ É FERIADO, para que todos possamos celebrar juntos! Voltamos à Copa do Mundo e todos comemoramos!”.
Com a classificação já garantida, o Paraguai ocupa o sexto lugar na tabela das Eliminatórias e ainda pode subir posições na rodada final, marcada para a próxima terça-feira (9).
