
O Palmeiras voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e, com o triunfo por 3 a 2 sobre o Atlético-MG no Allianz Parque, neste domingo, reacendeu a confiança da equipe após momentos turbulentos. A vitória veio na esteira de uma sequência de resultados frustrantes: a eliminação precoce no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, e um tropeço inesperado na volta ao Brasileirão contra o Mirassol. Para o lateral Joaquín Piquerez, o resultado diante dos mineiros foi fundamental para "mudar a chave" e olhar adiante.

— Estamos retomando o caminho das vitórias, que é muito importante. Precisávamos muito disso depois de voltar do Mundial, virar essa chave — afirmou o uruguaio, nesta segunda-feira, em entrevista após as atividades na Academia de Futebol.
Recuperação moral e foco renovado
Responsável por uma assistência no jogo contra o Atlético-MG, Piquerez admitiu que o grupo ainda estava abalado com a derrota para o Chelsea, por 2 a 1, nas quartas de final do Mundial. No entanto, o lateral considera que o time conseguiu dar uma resposta à altura ao torcedor.
— Não conseguimos a vitória contra o Mirassol em casa, mas bola pra frente. Conseguimos reverter esse resultado para poder ganhar ontem (domingo) e agora é esquecer esse resultado e pensar no próximo jogo, no Rio de Janeiro, para buscarmos mais três pontos — completou, projetando o duelo com o Fluminense, na próxima quarta-feira, às 19h, no Maracanã.
Mesmo Mundial, diferentes reações
Curiosamente, o Atlético-MG também participou do Mundial, e ainda não venceu desde então. Para Piquerez, isso mostra o desgaste físico e emocional da competição internacional. No entanto, o lateral ressaltou que o Palmeiras conseguiu reagir bem, especialmente pelo desempenho coletivo.
— Realmente, foi um jogo contra um rival muito forte. O Atlético vem competindo e lutando por títulos há anos e, graças a Deus, conseguimos uma vitória, que era o mais importante. O time jogou muito bem. Não demos possibilidades a eles nem de chutar a gol sem ser de falta — analisou. Os dois gols marcados por Hulk foram, justamente, em cobranças de falta.
Liderança em campo e legado crescente
Com 196 partidas pelo clube, Piquerez já se consolida como um dos nomes mais experientes do elenco alviverde e uma das lideranças em campo. O uruguaio, peça importante no sistema tático de Abel Ferreira, valoriza o tempo no clube e afirma que aprendeu a lidar com a intensidade da rotina palmeirense.
— Graças a Deus, já são quase 200 jogos, cinco temporadas aqui. Então eu já sei um pouco como é a dinâmica aqui no Brasil, nesse clube que é muito grande. Tem de estar tranquilo e manter o foco, continuar trabalhando, porque não dá muito para se lamentar ou para elogiar depois de um resultado — disse. — É sempre continuar trabalhando e fico feliz por ter ajudado o time a ganhar com participações nos gols.
Problemas na defesa para enfrentar o Fluminense
Apesar do bom resultado diante dos mineiros, o Palmeiras terá novos desafios para montar o sistema defensivo contra o Fluminense. O zagueiro Murilo segue lesionado e, para piorar, Bruno Fuchs, seu substituto imediato, levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. A comissão técnica ainda avalia as opções disponíveis para a zaga.
A reapresentação do elenco ocorreu na manhã desta segunda-feira. Apenas os jogadores reservas foram ao campo para iniciar a preparação para o confronto no Maracanã. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos no domingo ficaram na parte interna do Centro de Excelência para trabalhos regenerativos.
Próximo compromisso
O confronto contra o Fluminense, na quarta-feira (24), às 19h, marcará mais um teste para a equipe de Abel Ferreira, que tenta embalar no Brasileirão e se firmar novamente como um dos postulantes ao título. Uma nova vitória pode consolidar a virada de chave após o Mundial e afastar de vez a instabilidade recente.
