Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de janeiro de 2026 - 11h36
SENAR
ESPORTE

Flamengo contesta pênalti não marcado contra o São Paulo na estreia do Brasileirão

Lance envolvendo Arrascaeta nos minutos finais gera reclamações rubro-negras, mas ex-árbitro avalia decisão como correta

29 janeiro 2026 - 10h10Redação
Árbitro mostra cartão vermelho por reclamação de pênalti para o Flamengo
Árbitro mostra cartão vermelho por reclamação de pênalti para o Flamengo - (Foto: Reprodução)

A derrota do Flamengo por 2 a 1 para o São Paulo, na noite de quarta-feira (28), no Morumbis, terminou com forte insatisfação do time carioca em relação à arbitragem. O confronto marcou a estreia das equipes no Campeonato Brasileiro e foi decidido em meio a um lance polêmico nos minutos finais.

Canal WhatsApp

Arrascaeta cai na área após disputa com Alan Franco e lance gera reclamações do Flamengo no MorumbisArrascaeta cai na área após disputa com Alan Franco e lance gera reclamações do Flamengo no Morumbis

O principal alvo das reclamações foi um possível pênalti não marcado em Arrascaeta. Após rebote do goleiro Rafael, o meia uruguaio tentou a finalização, mas se desequilibrou na disputa com o zagueiro Alan Franco. O Flamengo entende que houve falta no lance.

A arbitragem ficou a cargo de Wilton Pereira Sampaio, que não assinalou a penalidade e também não foi chamado para revisar a jogada no monitor do VAR. A decisão gerou protestos imediatos dos jogadores rubro-negros ainda em campo.

Para Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro e comentarista da ESPN, a equipe de arbitragem acertou ao não marcar o pênalti. Na avaliação dele, o contato existiu, mas não foi suficiente para caracterizar infração.

Segundo Simon, Arrascaeta conseguiu concluir a jogada, ainda que a finalização tenha saído para fora. Para o comentarista, a ausência de intervenção do VAR reforça a interpretação de que o lance não configurou erro claro e evidente.

Envolvido diretamente na jogada, Arrascaeta discordou da decisão e detalhou o que sentiu no momento da finalização. De acordo com o meia, o toque no pé no instante do chute foi determinante para que ele não conseguisse bater na bola da forma desejada.

O uruguaio destacou que a jogada poderia ter definido o resultado da partida e ressaltou a frustração pela arbitragem não ter revisado o lance. Para ele, o contato interferiu diretamente na finalização e deveria ter sido analisado com mais atenção.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop