Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
12 de outubro de 2025 - 21h11
SENAR
ESPORTES

Pan-Americano de 2031 será no Paraguai e deve impulsionar turismo em MS

Com a sede dos jogos em Assunção, Campo Grande se aproxima do maior evento esportivo continental já realizado perto de Mato Grosso do Sul

12 outubro 2025 - 18h00Redação
Presidente da Panam Sports, Neven Ilic, anuncia Assunção como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 durante votação oficial em Santiago, no Chile.
Presidente da Panam Sports, Neven Ilic, anuncia Assunção como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 durante votação oficial em Santiago, no Chile. - (Foto: Divulgação)

Assunção foi escolhida na sexta-feira, 10 de outubro, para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A capital do Paraguai venceu a disputa com a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói por 28 votos a 24, numa votação realizada em Santiago, no Chile. Essa é a primeira vez que o Paraguai será sede do evento.

Canal WhatsApp

A decisão aproxima Mato Grosso do Sul do principal torneio esportivo das Américas. Campo Grande está a pouco mais de 760 quilômetros da capital paraguaia, menos da metade da distância até o Rio. Essa vantagem geográfica coloca o estado na rota de visitantes, jornalistas e delegações que circularão pela região no período dos jogos.

A expectativa é que a economia local, especialmente nos setores de turismo, hotelaria e transporte, seja beneficiada. Agências de viagem, restaurantes e comércios de Campo Grande e cidades da fronteira devem sentir os reflexos positivos.

A candidatura paraguaia levou vantagem por apresentar um projeto mais enxuto e focado na ampliação da infraestrutura esportiva já existente, como o Parque Olímpico de Assunção. Em agosto deste ano, a cidade já havia testado sua capacidade com o Pan Júnior, voltado a atletas com até 22 anos.

A derrota do Brasil, que já sediou o Pan duas vezes (1963 e 2007), veio mesmo com o apoio de autoridades e ex-atletas. O Rio apostava no legado das estruturas olímpicas e prometia melhorias urbanas. Mas o apelo inédito do Paraguai e a mobilização antecipada acabaram pesando na escolha.

Com a confirmação da sede, Assunção se prepara para receber o mundo. E Mato Grosso do Sul, vizinho de fronteira, deve se preparar para receber os visitantes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas