
Após cinco rodadas sem vencer, o Palmeiras reencontrou o caminho das vitórias na noite desta quarta-feira (3), ao derrotar o Atlético Mineiro por 3 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo, porém, teve sabor amargo: com a vitória do Flamengo sobre o Ceará no Maracanã, o time carioca confirmou o título com uma rodada de antecedência e deixou o time paulista sem chances de taça na temporada.
A partida foi marcada pela eficiência palmeirense no primeiro tempo, quando aproveitou duas falhas da defesa atleticana para construir boa vantagem com gols de Flaco López e Allan. No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos após a expulsão de Piquerez, o Verdão suportou a pressão mineira e ainda ampliou com Luighi, definindo o placar.
Vice-campeão do Paulistão, da Libertadores e agora do Brasileirão, o Palmeiras fechará a temporada 2025 sem troféus pela primeira vez desde que o técnico português Abel Ferreira assumiu o comando do clube. Com 73 pontos, a equipe encerra sua participação no campeonato contra o Ceará, fora de casa, sem possibilidade matemática de alcançar os 78 pontos do Flamengo.
O Atlético começou a partida desatento e sofreu dois gols logo nos primeiros 20 minutos. Aos 8, Flaco López aproveitou erro de Junior Alonso para abrir o placar. Aos 19, Allan recebeu na entrada da área após nova falha da defesa e ampliou.
Mesmo com mais posse de bola, o Galo foi ineficaz nas finalizações e viu Carlos Miguel, goleiro palmeirense de 2,04 metros, brilhar com defesas decisivas. Bernard, Gustavo Scarpa e Rony até acertaram a trave, mas a bola não entrou.
A expulsão de Piquerez, ainda no início do segundo tempo, após revisão do VAR, deixou o Verdão com um a menos. O árbitro Rafael Rodrigo Klein considerou violento o carrinho do lateral, que havia acertado a bola.
Com um a mais, o Atlético pressionou e empilhou chances, mas parou em Carlos Miguel e na trave. Rony chegou a marcar, mas o gol foi anulado por uso do braço no lance.
Aos 35 do segundo tempo, Jefté puxou contra-ataque e serviu Luighi, que fechou o placar e garantiu os três pontos para os visitantes.
Com 45 pontos e risco de terminar fora até da zona de classificação para a Sul-Americana, o Atlético Mineiro decepcionou sua torcida em 2025. O time fecha o campeonato contra o Vasco, no Rio de Janeiro, no próximo domingo, às 16h, horário unificado da última rodada.
Atlético-MG 0 x 3 Palmeiras
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Data: Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
Gols: Flaco López (8'), Allan (19') do 1º tempo; Luighi (35') do 2º tempo
Cartões: Amarelos: Raphael Veiga, Abel Ferreira, Carlos Miguel. Vermelho: Piquerez
Público: 13.878 torcedores
Renda: R$ 535.000,17
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Atlético-MG: Everson; Ruan Tressoldi, Vitor Hugo e Junior Alonso (Bernard); Saraiva (Hulk), Alan Franco, Igor Gomes, Gustavo Scarpa (Gabriel Menino) e Guilherme Arana; Rony e Dudu. Técnico: Jorge Sampaoli.
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emi Martínez, Andreas Pereira e Raphael Veiga (Ramón Sosa); Allan (Bruno Fuchs), Flaco López (Jefté) e Vitor Roque (Luighi). Técnico: Abel Ferreira.


