
O Palmeiras protagonizou uma das maiores reviravoltas de sua história na noite desta quarta-feira (29), ao vencer a LDU por 4 a 0 no Allianz Parque e se classificar para a final da Libertadores da América 2025. Após perder por 3 a 0 no jogo de ida, no Equador, a equipe comandada por Abel Ferreira se superou diante de quase 40 mil torcedores e garantiu a vaga em mais uma decisão continental.
 
A classificação teve como herói o meia Raphael Veiga, que saiu do banco para marcar dois gols e selar a goleada. Os outros gols foram anotados por Sosa e Bruno Fuchs, ainda no primeiro tempo. A atuação impecável do jovem Allan, escalado como ala, também foi destaque: ele participou da jogada do pênalti e mostrou maturidade e técnica ao longo de toda a partida.
Com a vitória, o Palmeiras garantiu presença em sua sétima final de Libertadores e reeditará a decisão de 2021 contra o Flamengo, no próximo dia 29 de novembro, em Lima, no Peru, mesmo diante da instabilidade política no país.
Mesmo com o peso do resultado adverso, o Palmeiras mostrou atitude desde os primeiros minutos. Com um esquema ofensivo e variações táticas pelas pontas e pelo meio, o time sufocou os equatorianos. Aos 19 minutos, Sosa abriu o placar de cabeça e incendiou o Allianz Parque. No fim do primeiro tempo, Fuchs aproveitou rebote e ampliou, deixando o Palmeiras a um gol de igualar o agregado.
No segundo tempo, o Palmeiras manteve a postura ofensiva. A entrada de Raphael Veiga deu novo gás à equipe. O meia marcou o terceiro aos 22 minutos, após passe de Vitor Roque, e converteu pênalti aos 36, sofrido por Allan, para decretar a virada histórica.
A LDU não conseguiu reagir e esbarrou em uma atuação segura do goleiro Carlos Miguel. Nem mesmo a arbitragem do colombiano Wilmar Roldán, que paralisou o jogo em diversos momentos, impediu o avanço alviverde.
Com a classificação, o Palmeiras reencontra o Flamengo em uma final de Libertadores, repetindo o duelo de 2021, vencido pelos paulistas por 2 a 1 em Montevidéu. A decisão deste ano será disputada no Estádio Nacional, em Lima, e colocará frente a frente os dois clubes brasileiros com maior protagonismo recente na América do Sul.
 
				
				
				
					
				
				
				
				
				
			 
						
 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									