
O técnico Oswaldo de Oliveira voltou a se manifestar sobre a polêmica com Carlo Ancelotti, atual treinador da seleção brasileira, após declarações feitas durante o Segundo Fórum Brasileiro de Treinadores de Futebol, realizado na terça-feira (4).
Durante o evento, Oswaldo defendeu que a seleção nacional deveria ser comandada por um técnico brasileiro — comentário feito na presença do italiano, o que gerou repercussão entre colegas e torcedores.
Em vídeo publicado no Instagram, o treinador fez um mea-culpa, reconhecendo que o momento não foi o ideal, mas afirmou que não pretende pedir desculpas.
“A minha frase foi: ‘Eu quero que o Ancelotti tenha muito boa sorte na Copa do Mundo, que nos traga o título e que depois, quando deixar a seleção brasileira, que novamente um treinador brasileiro assuma o cargo’. Foi exatamente isso que eu disse. O momento foi inoportuno, mas quis valorizar o treinador brasileiro”, explicou Oswaldo.
“Não vou me desculpar” - O treinador reiterou que não é contra a presença de estrangeiros no futebol brasileiro, lembrando que trabalhou no Catar e no Japão, e chamou Carlo Ancelotti de “melhor do mundo”.
“Eu torci para que o Ancelotti assumisse a seleção na ausência de um nome do Brasil. Não vou me desculpar por algo que eu não falei”, reforçou.
Oswaldo também criticou o tratamento dado aos técnicos brasileiros, alegando que há excesso de críticas e desprestígio.
“Nós, treinadores brasileiros, temos sido muito criticados e desprestigiados. Algumas coisas desfavoreceram nossos profissionais. Essas críticas têm sido agressivas e pejorativas. Qual é o problema de eu achar que a seleção brasileira deve ser dirigida por um treinador brasileiro?”, questionou.
A Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF), responsável pela organização do evento na sede da CBF, repudiou as declarações de Oswaldo.
Além dele, o ex-goleiro e técnico Emerson Leão também causou polêmica durante o encontro com Ancelotti ao fazer comentários considerados desrespeitosos.

