Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de novembro de 2025 - 20h55
Fiems 46 Anos
SÃO PAULO FC

Oscar é diagnosticado com síncope vasovagal e cogita aposentadoria após desmaio

Meia do São Paulo está internado em hospital na capital e realizará novos exames; clube afirma que vai respeitar decisão do jogador

13 novembro 2025 - 19h15Agência Estado
Oscar segue internado para mais exames.
Oscar segue internado para mais exames. - (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O meia Oscar, do São Paulo Futebol Clube, foi diagnosticado com síncope vasovagal, após desmaiar durante exames físicos na última terça-feira (11). O jogador está internado no Einstein Hospital Israelita, na capital paulista, onde segue sob cuidados médicos e será submetido a um estudo eletrofisiológico nesta sexta-feira (14).

Canal WhatsApp

Segundo nota oficial divulgada pelo São Paulo nesta quinta (13), Oscar apresentou “alterações cardiológicas” durante exames no SuperCT, o centro de treinamentos de excelência do clube. Ele foi imediatamente levado ao hospital, onde passou por uma investigação médica detalhada que confirmou a síndrome vasovagal — considerada a causa mais comum de desmaios, provocada por uma reação exagerada do nervo vago a estímulos como estresse ou esforço físico.

Apesar do susto, o clube afirmou que o atleta está “clinicamente bem e estável”.

Na quarta-feira (12), Oscar se manifestou publicamente pela primeira vez desde a internação. Em uma publicação no Instagram, agradeceu o carinho dos torcedores. “Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser”, escreveu.

Aos 34 anos e com contrato até 2027, Oscar avalia antecipar a aposentadoria do futebol após o episódio. Segundo o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, qualquer decisão será respeitada pelo clube.

“Se o Oscar estiver bem e apto a jogar, nós contamos com ele em 2026. Se ele não estiver apto ou decidir parar, vamos apoiar. Ele é um menino que merece todo o nosso respeito”, afirmou Belmonte, após o sorteio do Paulistão 2026.

Ainda não há definição sobre o futuro do jogador. Internamente, o clube trata o caso com cautela e prioridade total à recuperação do meia.

Desde que voltou ao São Paulo, Oscar enfrentou uma série de lesões que limitaram sua presença em campo. Ele não joga desde 19 de julho por conta de um problema na panturrilha esquerda, que estava em tratamento. A expectativa era de retorno no clássico contra o Corinthians, no próximo dia 20, na Neo Química Arena.

Em 2025, Oscar participou de 21 partidas pelo clube e marcou dois gols. A sua passagem pelo São Paulo foi marcada pela dedicação nos treinamentos e bom relacionamento com companheiros e comissão técnica.

A avaliação clínica nas próximas semanas será fundamental para definir não apenas o retorno aos treinos, mas também a continuidade da carreira.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop