
O Bodo Glimt, time norueguês que estreou na fase de grupos da Champions League, está aproveitando a visibilidade da competição para alertar sobre os efeitos das mudanças climáticas e o derretimento das geleiras no país. O clube lançou sua terceira camisa para o torneio, nas cores azul e branco, fazendo referência à geleira Svartisen, a segunda maior da Noruega, que está derretendo em um ritmo alarmante e pode desaparecer nos próximos 50 anos.

Endelig er årets tredjedrakt her – mer info om drakten finner du på https://t.co/RX1TQjAaNA
— FK Bodø/Glimt (@Glimt) August 29, 2025
Drakten kan du kjøpe ivår nettbutikk, i Glimt-shopen på Aspmyra eller hosUnisport på Karl Johan. For internasjonal shipping se https://t.co/M65vNGiiQd pic.twitter.com/nmZX8Y48tX
Svartisen, localizada no norte da Noruega, é uma importante atração turística da região de Bodo e uma das geleiras mais acessíveis da Europa. No entanto, o aumento das temperaturas globais ameaça sua sobrevivência. O derretimento das geleiras do Ártico também contribui para a elevação do nível do mar, o que pode afetar as praias do oeste da Noruega, uma área turística popular.
Depois de uma histórica campanha na Liga Europa, onde chegou às semifinais, o Bodo Glimt alcançou pela primeira vez a fase de grupos da Champions League. O clube enfrentará gigantes como Manchester City, Juventus e Atlético de Madrid.
