
Norris lidera com autoridade, McLaren domina e Verstappen decepciona nos treinos do GP da Hungria

A McLaren viveu uma sexta-feira de desempenho impecável no circuito de Hungaroring, em Budapeste. O inglês Lando Norris encerrou o dia com o melhor tempo da segunda sessão de treinos livres para o GP da Hungria de Fórmula 1. Após já ter liderado o primeiro treino, Norris repetiu a dose e cravou 1min15s624, se consolidando como o piloto mais rápido da sexta-feira.
A McLaren também viu Oscar Piastri, atual líder do Mundial de Pilotos, terminar na segunda colocação, com 0s291 de desvantagem em relação ao companheiro. O domínio da equipe britânica só foi ameaçado nos instantes finais do treino, quando os dois carros quase se tocaram em uma manobra confusa, possivelmente por distração de ambos.
Mesmo com o susto, o desempenho do time britânico reforça a expectativa de um fim de semana competitivo para Norris, que busca diminuir a distância para Piastri na tabela do campeonato.
Red Bull em má fase e Verstappen fora do ritmo
Se a McLaren brilhou, a Red Bull enfrentou mais um dia difícil. Max Verstappen, um dia após renovar seu contrato com a equipe austríaca até 2026, não conseguiu se aproximar dos líderes. O holandês registrou apenas o 14º tempo, 1min16s791, ficando mais de um segundo atrás de Norris.
Durante o treino, Verstappen protagonizou um momento inusitado ao lançar para fora do carro um objeto semelhante a um saco plástico. Além da performance abaixo do esperado, o tricampeão mundial foi superado por Yuki Tsunoda, que marcou o nono melhor tempo da sessão com a outra Red Bull.
Alonso volta com força após dores e Drugovich deixa carro
O segundo treino livre marcou também o retorno do espanhol Fernando Alonso à pista. Ausente na sessão de abertura por causa de dores nas costas, o bicampeão foi substituído por Felipe Drugovich no primeiro treino. Já recuperado, Alonso foi à pista no período da tarde e conseguiu um expressivo quinto lugar, ficando à frente de nomes como Lewis Hamilton e George Russell.
O desempenho do piloto da Aston Martin foi um alívio para a equipe, que chegou a colocar em dúvida sua participação no restante do fim de semana. O canadense Lance Stroll, companheiro de Alonso, também teve bom rendimento, finalizando em quarto.
Gabriel Bortoleto segue discreto e termina em 17º
O brasileiro Gabriel Bortoleto, que havia sido o 19º no primeiro treino, mostrou leve evolução ao registrar o 17º melhor tempo, com 1min16s946. Ainda assim, segue distante dos ponteiros e atrás de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que marcou o 12º tempo mesmo sem ter participado da primeira sessão.
Ferrari e Mercedes aparecem atrás das rivais
A Ferrari teve um desempenho razoável, com Charles Leclerc em terceiro e Lewis Hamilton em sexto. Já a Mercedes não brilhou: George Russell terminou em sétimo, enquanto o jovem italiano Kimi Antonelli ficou em décimo.
Redes sociais reagem ao desempenho das big techs da F1
Nas redes sociais, torcedores destacaram a solidez da McLaren e o desempenho preocupante da Red Bull, sobretudo de Verstappen. A possível tensão entre Norris e Piastri no fim da sessão também gerou comentários sobre o clima interno na equipe inglesa.
Próximos horários do GP da Hungria
Os pilotos voltam à pista neste sábado, às 7h30 (horário de Brasília), para o terceiro treino livre. A sessão de classificação será às 11h. A corrida está marcada para domingo, às 10h.
Resultado do segundo treino livre – GP da Hungria
-
Lando Norris (ING/McLaren) – 1min15s624
-
Oscar Piastri (AUS/McLaren) – 1min15s915
-
Charles Leclerc (MON/Ferrari) – 1min16s023
-
Lance Stroll (CAN/Aston Martin) – 1min16s119
-
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) – 1min16s203
-
Lewis Hamilton (ING/Ferrari) – 1min16s233
-
George Russell (ING/Mercedes) – 1min16s329
-
Isack Hadjar (FRA/RB) – 1min16s427
-
Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull) – 1min16s485
-
Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) – 1min16s520
-
Oliver Bearman (ING/Haas) – 1min16s567
-
Nico Hülkenberg (ALE/Sauber) – 1min16s680
-
Esteban Ocon (FRA/Haas) – 1min16s704
-
Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min16s791
-
Liam Lawson (NZL/RB) – 1min16s812
-
Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams) – 1min16s874
-
Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber) – 1min16s946
-
Alexander Albon (TAI/Williams) – 1min17s021
-
Pierre Gasly (FRA/Alpine) – 1min17s043
-
Franco Colapinto (ARG/Alpine) – 1min17s159
