
A McLaren começou o fim de semana do GP de São Paulo em alta. No primeiro treino livre desta sexta-feira (7), Lando Norris cravou o melhor tempo em 1min09s975, usando pneus médios, e garantiu a liderança da sessão em Interlagos. Seu companheiro, Oscar Piastri, ficou logo atrás, a apenas 0s023, confirmando a dobradinha da equipe britânica.
A grande surpresa do treino veio de Nico Hülkenberg, que colocou a Sauber em terceiro. O top-10 ainda teve Fernando Alonso, Gabriel Bortoleto, George Russell, Carlos Sainz, Isack Hadjar, Kimi Antonelli e Liam Lawson.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, estreando em Interlagos, garantiu o 5º melhor tempo com uma volta limpa nos minutos finais um início promissor para o piloto da Sauber.
Enquanto isso, o líder do Mundial, Max Verstappen, teve uma sessão discreta. Após cerca de 25 voltas, o holandês da Red Bull ficou muito tempo nos boxes e terminou apenas em 17º, atrás de Franco Colapinto (16º).
O treino também teve incidentes. Logo nas primeiras voltas, Yuki Tsunoda escapou e bateu no muro, danificando o carro. Ele retornou apenas nos minutos finais e fechou em último.
George Russell chegou a liderar no início, mas as condições do novo asfalto cerca de 40% do traçado foi recapeado exigiram cautela de vários pilotos. Verstappen, por exemplo, quase rodou na saída do Lago ao testar pneus duros.
Nos instantes finais, a disputa pelo topo foi intensa: Albon, Russell, Sainz e Piastri se revezaram na liderança até Norris confirmar o domínio da McLaren na volta final. Lewis Hamilton, com dificuldades na Ferrari, foi apenas o 19º, uma posição atrás de Leclerc (18º).
Agora, as atenções se voltam para a definição do grid da sprint, marcada para as 15h (de Brasília) desta sexta-feira. A corrida curta acontece no sábado, às 11h, e a classificação para o GP principal será às 15h. O Grande Prêmio de São Paulo está marcado para o domingo, às 14h.

