maracaju dengue
FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL

Neo Química Arena vai receber primeira partida da NFL no Brasil em 2024

Liga fará jogo da temporada regular em setembro do próximo ano, ainda sem times definidos; País é um dos que mais consomem o esporte no mundo

13 dezembro 2023 - 17h30Agência Estado
Neo Química Arena receberá partida da NFL em 2024
Neo Química Arena receberá partida da NFL em 2024 - (Foto: Carla Carniel/ Reuters)

Nesta quarta-feira (13), a National Football League (NFL) confirmou que o Brasil, mais precisamente a Neo Química Arena, sediará uma partida de futebol americano durante a próxima temporada regular. A notícia, aguardada com grande expectativa pelos fãs do esporte, oficializa a escolha do país em detrimento da Espanha, que permanece como uma possibilidade para os planos da liga a partir de 2025. Ainda sem as franquias definidas, o Miami Dolphins se destaca como um dos principais interessados. Este marco representa a primeira vez que um país do hemisfério sul recebe uma partida da NFL, e o anúncio contou com a participação virtual de jornalistas brasileiros selecionados.

Canal WhatsApp

Membros da NFL fizeram visitas ao Allianz Parque, Morumbi e Neo Química Arena ao longo de 2023, para entender se os estádios de futebol se encaixam nas necessidades da liga para sediar o evento. O Rio também se apresentou como uma eventual sede, mas perdeu força na disputa com São Paulo. A proximidade do estádio com a estação de metrô Corinthians-Itaquera, além da infraestrutura do local, fizeram com que a liga escolhesse o local como sede. Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, esteve presente em Dallas, Texas, para o anúncio oficial.

"Tenho certeza que a NFL acertou por escolher a cidade de São Paulo. Somos o terceiro maior país em fãs do futebol americano e temos 38 milhões de fãs. Após esse jogo, devemos passar o México e se tornar a segunda nação com o maior número de fãs de futebol americano", disse Nunes, em entrevista coletiva durante o anúncio. "Temos um público que irá lotar o estádio para se tornar um grande sucesso." Há dois anos a NFL já estudava e cogitava São Paulo para receber a partida e a prefeitura garantiu os investimentos necessários para trazer a partida da liga para o País.

A liga tem explorado mercados alternativos nos últimos anos, além dos Estados Unidos. México e países europeus, como Inglaterra e Alemanha, receberam partidas oficiais nos últimos anos. Em outubro de 2023, foram realizados jogos em Londres. Em novembro, houve duelos em Frankfurt. O Brasil entra na rota de interesse da NFL, em definitivo, a partir da próxima temporada. A Neo Química Arena terá de passar por adaptações estruturais necessárias para a realização da partida.

O Brasil já era alvo de ações da NFL nos últimos anos. A temporada de 2022 foi um marco para a liga da bola oval. Além do crescimento em números de audiência, com mais de 35 milhões de pessoas tendo contato com a NFL, foi a primeira vez que o esporte teve um evento oficial organizado no Brasil para que os fãs acompanhassem o Super Bowl, que é a final da temporada. O NFL in Brasa recebeu cerca de sete mil pessoas. A segunda edição já foi confirmada para 2024, no Super Bowl 58, e a meta é dobrar o número de visitantes.

"Levar a NFL para novos continentes, países e cidades ao redor do mundo é um elemento importante do nosso plano para seguir crescendo o esporte globalmente", disse Roger Goodell, Comissário da NFL. "O Brasil se estabeleceu como um mercado-chave para a NFL, e estamos animados para jogar no país pela primeira vez."

Nesta semana, o goleiro Cássio, do Corinthians, esteve presente no Hard Rock Stadium, na partida entre Miami Dolphins e Tennessee Titans. A franquia da Flórida detém os direitos comerciais do mercado brasileiro - International Home Marketing Areas (IHMA) -, em divisão feita quando a liga começou seu projeto de expansão internacional. A data da partida não está definida, mas levará em consideração a pausa do Campeonato Brasileiro para a Data Fifa.

A ideia da NFL é permanecer no Brasil a longo prazo. A liga já faz investimentos e eventos frequentes no País, com o flag football e outras ativações. No anúncio, foi garantido que a ideia é continuar no Brasil, assim como foi feito na Alemanha, Inglaterra e México ao longo dos anos. A expectativa da liga é que, assim como os Dolphins, outras franquias queiram garantir os direitos da liga no País.

POR QUE A NFL ESCOLHEU O BRASIL E A NEO QUÍMICA ARENA?
A escolha do Brasil e de São Paulo, ao invés do Rio e outros países, se deve à infraestrutura da cidade. Peter O'Reilly, vice-presidente executivo da liga, reforçou a parceria com a prefeitura e o Corinthians para realizar a partida. A Neo Química Arena ganhou a concorrência com Allianz Parque e Morumbi principalmente pela infraestrutura no local e por garantir que todas as reformas e alterações, próprias para a partida de futebol americano, seriam possíveis.

NFL escolhe Neo Química Arena e Brasil irá receber partida da temporada regular na próxima temporadaNFL escolhe Neo Química Arena e Brasil irá receber partida da temporada regular na próxima temporada - (Foto: Divulgação/NFL)

"O estádio servirá como um ótimo lugar de operações e temos um grande parceiro, no Corinthians, que nos ajudará a realizar a partida da melhor forma possível", disse OReilly. Foi reforçado que a experiência do Corinthians já ter recebido partidas da Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Copa América foi um diferencial para a definição da Neo Química Arena.

Valores dos ingressos e data da partida ainda não foram definidos. A NFL garante que haverá uma série de eventos de fãs no País ao longo dos próximos meses, até a partida, e nos anos a seguir. Já o prefeito garante que a infraestrutura de mobilidade urbana, principalmente na região de Itaquera, está pronta para receber a partida. "Vamos ampliar a oferta de trens, metrôs e ônibus até a partida. (A mobilidade urbana) Não é uma preocupação para nós, muito por causa dos investimentos que foram feitos ao longo dos últimos anos."

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas