fiems
JOGADOR DO SANTOS

Neymar retorna à pré-lista da seleção brasileira, mas divisão de opiniões persiste

Após sequência de jogos no Santos, atacante é considerado por Ancelotti, mas críticas sobre sua forma geram polêmica.

19 agosto 2025 - 14h05
Neymar disputou sexto jogo consecutivo completo pelo Santos desde retorno ao Brasil.
Neymar disputou sexto jogo consecutivo completo pelo Santos desde retorno ao Brasil. - Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Neymar está de volta à pré-lista de convocados da seleção brasileira pela primeira vez desde que Carlo Ancelotti assumiu o comando da equipe, em maio. O atacante, que sofreu com lesões no início da temporada, mostrou evolução nas últimas semanas ao emendar uma sequência de partidas pelo Santos, o que o fez ser considerado pelo técnico italiano. No entanto, a possível convocação gerou controvérsias.

Canal WhatsApp

Durante o programa Galvão e Amigos, da Band, comentaristas criticaram a decisão de Ancelotti de incluir Neymar na pré-lista, especialmente devido à atual fase do jogador. "Se convocar o Neymar, vai ser o primeiro grande erro do Ancelotti como treinador da seleção brasileira", afirmou Casagrande, ex-jogador e comentarista. Casagrande também questionou o desempenho do atacante, dizendo que, apesar de jogar 90 minutos, Neymar não tem demonstrado a intensidade necessária em campo.

"Ele saiu de um dos responsáveis pela derrota para uma vítima. Ficou todo mundo olhando o choro dele. Ele não jogou nada e não vem jogando nada. Jogar 90 minutos não significa que o cara está jogando bem", afirmou Casagrande, criticando a postura do jogador em campo.

Outro crítico foi Vanderlei Luxemburgo, técnico que lançou Neymar no time profissional do Santos. Ele declarou que, no momento, o atacante não mereceria a convocação para a seleção. "Eu não levaria agora. Porque ele não está jogando o que tem para jogar. No momento, não merece, mas quero ele na Copa do Mundo", comentou o treinador.

Embora Neymar tenha sido destaque em algumas partidas, o atacante viveu um momento conturbado após a derrota para o Vasco, por 6 a 0, no Campeonato Brasileiro. Antes dessa derrota, no entanto, Neymar vinha mostrando evolução, disputando sete partidas consecutivas como titular, algo que não acontecia desde 2021. Em sua nova fase no Santos, Neymar já marcou seis gols em 19 jogos.

A presença de Neymar na lista final ainda não está confirmada. A convocação oficial para os jogos das Eliminatórias contra Chile e Bolívia será feita nesta segunda-feira, 25, e a pré-lista enviada à Fifa é uma medida cautelar, caso haja algum imprevisto, como lesões ou suspensões, durante a competição.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop