
O município de Naviraí sediou, entre os dias 24 e 25 de outubro, a última etapa regional dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul (JAMS) 2025, com disputas nas modalidades de futsal e voleibol. As equipes de Naviraí, no futsal, e Ivinhema, no vôlei, levaram a melhor e se classificaram para a fase final da competição.
Com a realização da etapa em Naviraí, os JAMS encerram as seis fases regionais do novo modelo adotado nesta edição. As cidades de Ponta Porã, Aquidauana, Paranaíba, Maracaju, Coxim e Naviraí receberam as etapas classificatórias, envolvendo 43 municípios.
A fase final está marcada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de novembro, em Três Lagoas, com disputas nas quatro modalidades: futsal, vôlei, basquete e handebol. A competição reunirá os campeões regionais, um time da cidade-sede e uma equipe representante de Campo Grande.
A edição de 2025 é considerada inovadora. Antes limitada a uma fase única, a competição agora é descentralizada, com etapas regionais que ampliam o número de jogos e promovem maior inclusão de atletas da categoria adulta, a partir dos 16 anos.
De acordo com Leandro Ferreira da Fonseca, diretor-geral dos JAMS, o novo modelo fomenta a continuidade esportiva no estado. “Muitos atletas deixavam de competir após a fase escolar. Com os JAMS, eles ganham uma nova chance de seguir no esporte”, afirmou.
Arlindo Júnior, 28 anos, bancário e capitão do time de Ivinhema, celebrou a vitória e reforçou a importância da competição: “Para quem já passou da fase universitária, os JAMS são uma das poucas oportunidades de continuar jogando. Vamos com tudo para a final e contamos com a torcida.”
Os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura).
