
O futebol de Mato Grosso do Sul terá mais espaço no cenário nacional a partir de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a ampliação do número de vagas para o Estado na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D. Com isso, o MS contará com três vagas na Copa do Brasil (antes eram duas) e duas vagas na Série D (antes, apenas uma).

A mudança faz parte do Novo Calendário do Futebol Brasileiro, lançado oficialmente pela CBF no dia 1º de outubro de 2025. A proposta da entidade é aumentar a participação dos clubes de todas as regiões nas principais competições do país, fortalecendo os campeonatos estaduais e democratizando o acesso ao calendário nacional.
De acordo com a Diretriz para Atribuição de Vagas (Ofício nº 3709/2025), enviada às federações e clubes, as novas vagas serão distribuídas com base nos resultados obtidos nas competições estaduais. Ou seja, não haverá torneios seletivos ou competições paralelas para definir os representantes do Estado.
Na prática, os clubes que se destacarem no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026 garantirão as vagas disponíveis para as competições nacionais da temporada. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) já comunicou a decisão oficialmente aos clubes filiados, imprensa e torcedores.
O documento oficial da CBF, com todos os detalhes sobre a distribuição de vagas e os critérios adotados, está disponível para consulta pública.
