
Entre os dias 5 e 28 de outubro, a cidade de Uberlândia (MG) é palco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), reunindo atletas de 12 a 14 anos de todos os estados do país. E o desempenho de Mato Grosso do Sul no segundo bloco da competição foi destaque nacional: a delegação conquistou 23 medalhas, sendo 5 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze.

As conquistas vieram nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e judô, e reforçam o sucesso do trabalho de base coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Destaques da equipe sul-mato-grossense
Eliza Raquel, 14 anos, foi prata no lançamento do disco (série ouro). “Rotina de treino e trabalho mental fizeram toda a diferença”, afirmou.
Emanuelly Fernandes, 12 anos, medalhista de prata no ciclismo em sua estreia nos JEB’s, também levou outro segundo lugar no contrarrelógio (série prata).
Kalebe Eduardo somou duas medalhas: bronze na prova por pontos e prata no ciclismo virtual.
No judô, foram ao todo 9 medalhas em todas as séries (ouro, prata e bronze), com destaque para Murillo Motta e Juan Gonçalves, campeões em suas categorias. No atletismo, Janaína Colman e Wanderson Vasques também conquistaram o lugar mais alto do pódio.
Resumo do Quadro de Medalhas – Bloco 2 (MS)
- Ouro (5)
Atletismo: Janaína Colman (Lançamento do martelo), Saymonn Isael (150m), Wanderson Vasques (Lançamento do dardo)
Judô: Murillo Motta (–64 kg), Juan Gonçalves (–44 kg)
- Prata (10)
Atletismo: Eliza Rachel (Lançamento do disco), Taibeson Vasque (Disco)
Ciclismo: Emanuelly Fernandes (2), Kalebe Eduardo (1)
Ginástica Rítmica: Júlia Mari (Massas)
Judô: Luca Alexandre, Eduarda Almeida, Davi Kohatsu, Maria Eduarda Alexandre
- Bronze (8)
Atletismo: Ana Carolina Souza
Ciclismo: Kalebe Eduardo
Judô: Luiz Silva, Sophia Bastos, Lhaissa Gonçalves, Davi Santos, Laura Giacobbo
Taekwondo: Júlia Fernandes
Com um total de 194 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes de 25 municípios, a delegação segue confiante para o terceiro bloco dos Jogos, que terá disputas em basquetebol, ginástica artística, karatê, wrestling, handebol e xadrez.
