Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de janeiro de 2026 - 22h44
SENAR
FUTEBOL INTERNACIONAL

Mano Menezes assume seleção do Peru com foco na Copa do Mundo de 2030

Técnico brasileiro de 63 anos é anunciado quase dois meses após deixar o Grêmio

29 janeiro 2026 - 21h30Agência Estado
Mano Menezes.
Mano Menezes. - (Foto: Rafael Vieira/Grêmio)

O técnico Mano Menezes foi anunciado nesta quinta-feira como novo comandante da seleção peruana. Aos 63 anos, o brasileiro acertou com a Federação Peruana de Futebol pouco menos de dois meses após encerrar sua passagem pelo Grêmio. A contratação faz parte do planejamento da entidade visando o próximo ciclo de Copa do Mundo, com foco na edição de 2030.

Canal WhatsApp

Em sua primeira entrevista coletiva, Mano destacou que o trabalho será feito de forma gradual, equilibrando renovação e competitividade. “Sempre podemos fazer uma renovação, por partes, mais equilibrada. Às vezes, não é possível, porque queremos classificar à Copa. A transição demora um pouco, paga-se um preço”, afirmou.

O treinador também explicou sua visão de jogo e deixou claro que pretende organizar a equipe a partir do sistema defensivo. “Qualquer técnico do mundo precisa construir desde a defesa. Eu penso o futebol como mais posicional. Os jogadores têm a técnica para realizar isso bem”, avaliou.

Mano Menezes assume o posto deixado pelo argentino Óscar Ibañez, que havia sido efetivado em fevereiro de 2025 com a missão de tentar levar o Peru à Copa do Mundo de 2026. A mudança de comando sinaliza uma reorientação do projeto esportivo da federação, agora com foco de longo prazo.

Esta será a segunda experiência de Mano à frente de uma seleção nacional. Entre 2010 e 2012, ele comandou a seleção brasileira, período em que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Nos clubes, Mano Menezes acumula passagens recentes por Grêmio, Fluminense, Corinthians e Internacional, além de uma longa trajetória no futebol brasileiro. No Peru, ele terá a missão de reconstruir a equipe e recolocar a seleção em um Mundial após a ausência nas últimas edições.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop