
O Manchester City não tomou conhecimento do Borussia Dortmund e venceu por 4 a 1 nesta quarta-feira (5), no Etihad Stadium, pela quarta rodada da fase de grupos da Champions League. Com o resultado, o time comandado por Pep Guardiola chegou a 10 pontos e se mantém firme na perseguição aos líderes da competição — Arsenal, Bayern de Munique e Internazionale, todos com 12.
Mesmo diante de um adversário competitivo, o City demonstrou superioridade durante quase todo o jogo, com destaques para Phil Foden, autor de dois gols, e Erling Haaland, que balançou a rede contra seu ex-clube.
O Dortmund até começou bem, apostando em toques rápidos e movimentação para tentar surpreender o time inglês. Mas o equilíbrio durou pouco. A partir dos 20 minutos, o City assumiu o controle com jogadas velozes pelas laterais e presença ofensiva marcante.
Aos 22, Foden abriu o placar com um chute colocado da entrada da área. Sete minutos depois, foi a vez de Haaland deixar sua marca, ampliando para 2 a 0. O City poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem ainda maior, não fosse as boas intervenções do goleiro alemão e a falta de pontaria em alguns lances.
O segundo tempo seguiu com o mesmo cenário: City dominante, Dortmund acuado. Logo aos 8 minutos, Foden voltou a marcar, com outro belo chute, desta vez após jogada pelo meio. Com 3 a 0 no placar, o time inglês manteve a intensidade, com destaque para as arrancadas de Doku e a mobilidade de Reijnders.
Mesmo em desvantagem, o Dortmund não se entregou. O atacante Guirassy quase marcou, mas parou em grande defesa de Donnarumma. Aos 26, o time alemão enfim descontou com Waldemar Anton, após jogada rápida pela direita.
O gol animou os visitantes, que passaram a pressionar mais. Ryerson e Adeyemi tiveram chances claras de gol, obrigando Donnarumma a fazer duas defesas com os pés. O City respondeu com inteligência nos contra-ataques, especialmente após as entradas de Rubén Dias, Cherki e Bernardo Silva, que ajudaram a equilibrar o jogo no meio de campo.
Nos acréscimos, ainda deu tempo para o quarto gol. Cherki aproveitou um erro na saída de bola do Dortmund e fez bela jogada individual para fechar a goleada no Etihad.
Com a vitória, o Manchester City soma 10 pontos, atrás apenas dos três times com 100% de aproveitamento até aqui: Arsenal, Bayern e Inter de Milão. Já o Dortmund se complica, precisando vencer os dois próximos confrontos e torcer por tropeços dos rivais para sonhar com a vaga.

