
O técnico Vanderlei Luxemburgo acredita que Neymar estará na lista final de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Em entrevista à TV Globo, o ex-comandante da seleção afirmou ter "quase 100% de certeza" de que o italiano Carlo Ancelotti, futuro treinador da equipe, chamará o atacante, mesmo que ele ainda enfrente dificuldades físicas.
“Tenho quase 100% de certeza que ele (Ancelotti) vai convocar o Neymar. Porque ele sabe que precisa da inteligência e da qualidade do Neymar. O Neymar está na minha seleção. Ou para jogar ou para ficar no banco. Ele vai botar a bola para dentro se chegar nele”, afirmou.
Neymar, atualmente no Santos, não entra em campo pela seleção desde outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo durante partida contra o Uruguai, pelas Eliminatórias. Desde então, ele passou por cirurgia e não conseguiu retomar uma sequência de jogos em alto nível. Ainda assim, para Luxemburgo, o craque é insubstituível.
Luxemburgo argumenta que, mesmo com 40% ou 50% de sua capacidade, Neymar ainda está acima de muitos dos atuais nomes da seleção. Para ele, a experiência e a genialidade do camisa 10 ainda podem decidir uma Copa.
“O Neymar é um jogador diferente, e um jogador diferente ninguém pode tirar. Acho que o Neymar, com 40%, 50% da capacidade dele, é muito melhor do que os jogadores que nós estamos olhando na seleção brasileira. E que estão na plenitude”, destacou.
O ex-treinador sugeriu que Neymar seja escalado mais solto no ataque, em uma função semelhante à de Mbappé no Real Madrid sob o comando do próprio Ancelotti. “Se eu fosse o técnico da seleção brasileira, conversava com o Neymar e colocava ele por dentro, como o Mbappé foi colocado pelo Ancelotti, com o Vini pelo lado e o Rodrygo pelo outro. Eu colocaria o Neymar solto, na frente, como ele jogou no Barcelona”, explicou.
Segundo dados da Fifa, Neymar é o maior artilheiro da história da seleção brasileira, com 79 gols. Luxemburgo comparou o desempenho do camisa 10 com o de Vini Jr., uma das estrelas da nova geração: “Não tenho nada contra o Vini Júnior, mas quantos gols ele fez na seleção brasileira? (são oito em 45 jogos). E o Neymar? A gente vai jogar oito jogos, cara. Oito jogos!”, argumentou.
Mesmo com uma temporada marcada por lesões, Neymar soma 11 gols e 4 assistências em 30 jogos em 2025. Para Luxemburgo, isso basta para justificar sua presença no Mundial.
“É uma decisão muito pessoal do Ancelotti. Mas acho que ele vai convocar o Neymar porque sabe que precisa da inteligência e da qualidade dele”, reforçou.
A seleção brasileira está no Grupo C da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia do Brasil está marcada para o dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília), contra Marrocos, no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos Estados Unidos.

