
Após a conquista da Copa Intercontinental da Fifa sobre o Flamengo, nesta quarta-feira, o técnico Luis Enrique fez questão de reconhecer publicamente a dificuldade enfrentada pelo Paris Saint-Germain na decisão disputada em Doha. O treinador espanhol destacou a qualidade da equipe rubro-negra, elogiou o trabalho de Filipe Luís à frente do time carioca e apontou a atuação do goleiro Safonov como decisiva para o título francês.
A final terminou empatada após o tempo normal e a prorrogação, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, Safonov brilhou ao defender quatro chutes e garantir o troféu para o PSG. Para Luis Enrique, a atuação do goleiro foi algo fora do comum.
"A gente sabia da dificuldade por causa da qualidade do Flamengo, e eles jogaram muito bem. Chegamos à prorrogação nesse jogo. E é a primeira vez que vejo uma disputa de pênaltis com um goleiro com uma excelente atuação. Eu estou muito contente e muito feliz por este troféu", afirmou o treinador em entrevista coletiva.
Segundo Luis Enrique, o nível apresentado pelo Flamengo obrigou o PSG a atuar no limite para conquistar o título. O espanhol destacou a organização, o estilo de jogo e a competitividade do time brasileiro, além de ressaltar a influência do trabalho de Filipe Luís.
"Claramente podemos ver que não apenas é um time que ganha, é um time que joga bem o futebol. Uma equipe parecida com a nossa. Acho que hoje foi um dia que tivemos que jogar ao máximo para poder ganhar do Flamengo", afirmou.
O técnico foi além e avaliou que o Flamengo teria condições de competir em alto nível no cenário internacional.
"Acho que pode entrar na Europa e enfrentar, em qualquer lugar do mundo, qualquer time do mundo. Tenho certeza que um time treinado por ele vai continuar bem porque é muito clara essa identificação e esse estilo dele", completou.
O Paris Saint-Germain saiu na frente ainda no primeiro tempo, com gol de Kvaratskhelia. No entanto, o Flamengo reagiu na segunda etapa e chegou ao empate com Jorginho, que converteu pênalti sofrido por Arrascaeta.
Com o placar igualado ao fim do tempo regulamentar e da prorrogação, a decisão foi para as penalidades máximas. Foi nesse momento que Safonov se destacou ao defender quatro cobranças, garantindo a vitória francesa e o título intercontinental.
Para Luis Enrique, a conquista tem um peso simbólico importante para o clube francês, que encerra o ano com mais um troféu internacional. O treinador lembrou que o PSG representou o continente europeu após o título da Champions League e reforçou a importância de manter a mentalidade vencedora.
"Uma maneira muito especial de terminar o ano aqui em Doha. A gente jogou um jogo representando o continente porque tivemos mérito ao ganhar a Champions League. É muito bom colocar mais um título no nosso escudo", declarou.
Segundo ele, o desempenho na final reflete a postura competitiva que o time vem apresentando ao longo da temporada.
"Acho que a gente mostrou mais uma vez a mentalidade que tivemos ao longo da temporada. Depois de ter jogado recentemente a Copa da França, nosso objetivo é continuar nessa jornada de vitórias e jogando sempre um bom futebol", disse.
Questionado sobre a avaliação de seu trabalho à frente do Paris Saint-Germain, Luis Enrique afirmou que os títulos conquistados indicam que o projeto segue no caminho correto.
"Acho que, ao longo dessas duas temporadas e meia, demonstramos uma identidade, um desejo de fazer um futebol bem feito, bem jogado, ganhar troféus e fazer com que nossos torcedores gostem do que veem em campo", avaliou.
O treinador reforçou que a consolidação de um estilo de jogo é tão importante quanto as conquistas.
"Acho que estamos no caminho certo para continuar fazendo isso", finalizou.
O Paris Saint-Germain volta a campo neste sábado, às 17h, quando enfrenta o Vendeé Fontenay, pela primeira rodada da Copa da França.

