Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de novembro de 2025 - 13h40
Fiems 46 Anos
ESPORTE

Lucas Braathen conquista primeiro título para o Brasil na Copa do Mundo de esqui alpino

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, o jovem de 25 anos venceu pela sexta vez uma etapa da competição, mas nas outras cinco carregou a bandeira da Noruega

16 novembro 2025 - 11h40
Lucas Braathen conquista primeiro título para o Brasil na Copa do Mundo de esqui alpino
Lucas Braathen conquista primeiro título para o Brasil na Copa do Mundo de esqui alpino - (Foto: Divulgação)

A bandeira do Brasil tremulou pela primeira vez no topo do pódio em uma competição de esqui alpino. A façanha foi realizada por Lucas Pinheiro Braathen, vencedor da etapa de Levi, na Finlândia, neste domingo, no slalom masculino da Copa do Mundo da modalidade.

Canal WhatsApp

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, o jovem de 25 anos venceu pela sexta vez uma etapa da competição, mas nas outras cinco carregou a bandeira da Noruega. Após entrar em conflito com a federação norueguesa de esqui, fez uma pausa de um ano no esporte e retornou na temporada passada competindo pelo Brasil.

Pinheiro Braathen fez uma descida agressiva na pista Levi Black, terminando o percurso em 54s13, 0s41 à frente do campeão olímpico de 2022, o francês Clément Noel, e abriu 0s49 de vantagem sobre seu ex-companheiro de equipe norueguesa Timon Haugan. Na segunda descida, o brasileiro manteve o ritmo e ficou com 1min50s72 no somatório, 0s31 à frente do francês e a 0s57 do anfitrião Eduard Haalberg, que completou o pódio.

"Estou colocando o meu coração. É um sacrifício muito grande, ser eu mesmo, do meu jeito. É um caminho duro a seguir. É uma vitória para mim, para meus amigos, para minha família e para o Brasil", afirmou Lucas Braathen após a conquista. Este foi o 18º pódio do brasileiro em Copas do Mundo - soma 12 pela Noruega e 6 pelo Brasil.

O bom momento do esquiador brasileiro coincide com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em fevereiro, em Milão e Cortina d'Ampezzo, na Itália. A nova meta será buscar a primeira medalha olímpica para o Brasil no esqui alpino - ele vai competir tanto no slalom quanto no slalom gigante.

Além dos 47 mil francos suíços (cerca de R$ 313 mil) de premiação pelo título da segunda etapa da temporada 2025/26, Lucas Braathen ganhou de presente uma rena, animal típico da região, entregue pelo Papai Noel. Seu novo companheiro de estimação recebeu o nome de Bjorn, homenagem ao pai, seu maior incentivador no esporte.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop