
Apesar da classificação para a final da Libertadores, o Flamengo deixa a Argentina com um importante desfalque para a decisão. O atacante Gonzalo Plata foi expulso na segunda etapa do empate sem gols contra o Racing, em Avellaneda, e não poderá atuar na final, marcada para Lima, no Peru.
A expulsão ocorreu aos dez minutos do segundo tempo, em um lance sem bola no meio de campo. Segundo áudio divulgado pela Conmebol, a equipe do VAR confirmou que o equatoriano atingiu o zagueiro argentino Marcos Rojo com um soco na região genital. A agressão foi classificada como “conduta violenta” pela arbitragem, que precisou analisar o lance por imagens distantes devido à ausência de uma câmera com ângulo mais claro.
“Para mim, conduta violenta. O jogador do Racing tenta levantar o do Flamengo pela camisa. E o jogador do Flamengo lhe dá um soco, com o punho, nas genitais”, disse Claudio Urrutia, assistente do VAR, durante a checagem. O árbitro chileno Piero Maza, que não havia visto o lance em campo, foi alertado e aplicou o cartão vermelho direto.
Plata demorou mais de cinco minutos para deixar o gramado, gerando tensão em campo. O técnico Filipe Luís, que comanda o time interinamente, reagiu rápido: sacou Arrascaeta e colocou Bruno Henrique, reposicionando o time num esquema 5-3-1, o mesmo adotado na semifinal da Copa do Brasil de 2024, quando o Flamengo também jogou com um a menos contra o Corinthians.
Mesmo com a desvantagem numérica, o time carioca segurou o 0 a 0 e avançou com o resultado da ida, quando venceu por 1 a 0 no Maracanã.
O zagueiro Marcos Rojo, envolvido na confusão, também chegou a receber um cartão vermelho posterior, mas a decisão foi revertida após revisão de um outro possível lance de agressão fora de campo.
Classificado, o Flamengo agora espera o vencedor de LDU x Palmeiras, que se enfrentam na noite desta quinta-feira, às 21h30, no Allianz Parque. A equipe equatoriana venceu por 3 a 0 o jogo de ida, em Quito, e pode perder por até dois gols de diferença que, ainda assim, garantirá vaga na grande decisão.
A final da Libertadores 2025 será disputada em Lima, no Estádio Monumental de Ate, no próximo mês.
