Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de dezembro de 2025 - 22h03
sesi
FORMULA 1

Lando Norris conquista primeiro título mundial na Fórmula 1 com 3º lugar em Abu Dabi

Britânico da McLaren supera Verstappen por dois pontos; brasileiro Bortoleto encerra temporada em 12º

7 dezembro 2025 - 11h40
Lando Norris é campeão mundial de Fórmula 1
Lando Norris é campeão mundial de Fórmula 1 - (Foto: Reprodução/Instagram)

A Fórmula 1 tem um novo campeão mundial. Lando Norris, piloto britânico da McLaren, encerrou a temporada de 2025 no topo da classificação após cruzar em terceiro lugar no Grande Prêmio de Abu Dabi, disputado neste domingo (7), no circuito de Yas Marina. Com o resultado, Norris somou 423 pontos, dois a mais que Max Verstappen (421), e se tornou o 35º piloto a conquistar o título da categoria mais prestigiada do automobilismo.

Canal WhatsApp

A conquista representa o primeiro título mundial de Norris e também marca o fim de um jejum de 17 anos para a McLaren, que não vencia o Mundial de Pilotos desde Lewis Hamilton, em 2008. A equipe britânica já havia assegurado, por antecipação, o bicampeonato de Construtores.

Mesmo com a vitória de Max Verstappen em Abu Dabi, a terceira consecutiva e a oitava no ano, o holandês da Red Bull não conseguiu tirar a vantagem construída por Norris nas últimas etapas. O britânico havia vencido no México e em São Paulo, assumindo a liderança do campeonato antes da prova decisiva.

Norris largou em segundo, ao lado de Verstappen, mas caiu para terceiro após ser superado por Oscar Piastri logo na primeira volta. Ainda assim, manteve uma pilotagem segura, resistiu à aproximação de Charles Leclerc nas voltas finais e cruzou a linha de chegada em terceiro, garantindo os pontos necessários para a consagração.

“Eu não chorava havia muito tempo, achei que não fosse chorar, mas chorei. É uma longa jornada. Quero agradecer muito à equipe McLaren, à minha mãe, ao meu pai... são as pessoas que me deram apoio desde o começo”, disse um emocionado Norris após o pódio.

Bortoleto fecha temporada fora da zona de pontuação - O brasileiro Gabriel Bortoleto, que havia largado em sétimo lugar, não conseguiu manter a posição e terminou a corrida em 12º, após perder duas colocações nas voltas finais. O piloto da Sauber encerra a temporada com 19 pontos e a 19ª colocação geral no campeonato.

Durante boa parte da prova, Bortoleto brigou no pelotão intermediário e chegou a ocupar a 10ª posição. No entanto, nas últimas voltas, foi ultrapassado por Lance Stroll e Nico Hülkenberg, ficando fora da zona de pontuação.

Confira o resultado do GP de Abu Dabi de Fórmula 1:

1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h26min07s469
2º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 12s594
3º - Lando Norris (ING/McLaren), a 16s572
4º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 23s279
5º - George Russell (ING/Mercedes), a 48s563
6º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1min07s562
7º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1min09s876
8º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 1min12s670
9º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min14s523
10º - Oliver Bearman (ING/Haas), a 1min16s166
11º - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1min19s014
12º - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1min21s043
13º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), em 1min23s042
14º - Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1min23s794
15º - Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 1min24s399
16º - Alexander Albon (TAI/Williams), a 1min30s327
17º - Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta
18º - Liam Lawson (NZL/RB), a 1 volta
19º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta
20º - Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop