
Em um jogo movimentado e com boas chances para os dois lados, Juventude e Bahia empataram por 1 a 1 na noite desta sexta-feira (28), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O resultado, além de selar matematicamente o rebaixamento do time da casa para a Série B, marcou a grande atuação do goleiro Ronaldo, que garantiu ao Bahia um ponto fora de casa.
Ademir abriu o placar com um belo chute de fora da área aos 20 minutos, mas a resposta do Juventude foi imediata: sete minutos depois, Gabriel Taliari apareceu bem na área para empatar após cruzamento de Hermes. O placar não mudou mais, embora o segundo tempo tenha sido de muita pressão dos donos da casa.
Com o ponto somado, o Bahia chegou a 57 pontos e segue na sétima colocação do Brasileirão, ainda com chances reais de garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026. Já o Juventude, com 34 pontos, não tem mais possibilidades matemáticas de permanecer na elite, especialmente após a vitória do Santos sobre o Sport, que confirmou o rebaixamento do time gaúcho.
O primeiro tempo foi marcado por intensidade e equilíbrio. O Bahia começou com maior domínio da posse, articulando bem com Everton Ribeiro e aproveitando os espaços deixados pela defesa adversária. Foi em uma dessas jogadas que Willian José serviu Ademir, que finalizou com precisão para marcar.
O Juventude respondeu rapidamente. Taliari finalizou de primeira após bom cruzamento de Hermes e deixou tudo igual. A partir daí, o jogo ficou aberto, com o Bahia tentando retomar o controle e o Juventude apostando na velocidade pelos lados.
Na volta do intervalo, o Bahia até começou melhor, com Everton Ribeiro achando Juba em boa condição, mas o lateral não conseguiu concluir. Depois disso, o Juventude passou a dominar as ações e criar as melhores oportunidades da etapa final.
Marcos Paulo chegou a marcar um belo gol de bicicleta, mas o lance foi anulado por impedimento. Em seguida, Negueba, Taliari e Mandaca exigiram defesas espetaculares de Ronaldo, que foi o nome da partida com pelo menos quatro intervenções decisivas.
Nos acréscimos, Negueba ainda cabeceou com perigo na pequena área, e a bola tocou a trave após mais uma defesa do goleiro do Bahia.
Agenda das equipes - Rebaixado, o Juventude volta a campo na quarta-feira (4), às 19h30, contra o Santos, novamente em casa. Depois, encerra sua participação na Série A contra o Corinthians, fora. O Bahia enfrenta o Sport na Arena Fonte Nova também na quarta, às 20h, e visita o Fluminense no Maracanã na última rodada.


