
Dois judocas de Mato Grosso do Sul vão representar o Estado na primeira fase de treinamento da Seleção Brasileira de judô para deficientes visuais. Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Ferreira Rodrigues foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais e se apresentam entre os dias 20 e 26 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, ao lado de outros 25 atletas do país.
De acordo com a convocação, Hellen vai disputar a categoria até 60 kg, na classe J2. Em 2024, ela representou Campo Grande no Grand Prix de Judô realizado na Geórgia, quando liderava o ranking da categoria. Na época, ao comentar a presença em competições internacionais, destacou que o trabalho “de formiguinha” começava a trazer resultados.
No ano passado, a sul-mato-grossense também foi chamada para defender o Brasil na Copa do Mundo da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), em Tbilisi, capital da Geórgia. A participação integrou o início do ciclo de preparação voltado para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles, em 2028.
Judoca Hellen MachadoGabriel Ferreira Rodrigues foi convocado para a categoria até 70 kg, na classe J1, destinada a atletas com grau maior de deficiência visual. Ele já soma conquistas importantes na carreira: foi campeão brasileiro, bicampeão do Parapan Jovens e tem no currículo uma medalha de prata no Grand Prix do Cazaquistão.
Os dois judocas treinam pelo ISMAC (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), referência na formação de atletas com deficiência visual em Mato Grosso do Sul. A convocação recoloca o clube em evidência no cenário nacional do judô paralímpico, com representantes nas duas principais classes da modalidade.
A comissão técnica da Seleção Brasileira para esse período de treinos será formada pelos treinadores Alexandre Garcia, Edinanci Fernandes e Jaime Bragança. O grupo reunirá atletas de diferentes regiões do país, com representantes do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
A fase de treinamento no CT Paralímpico em São Paulo faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais e integra o planejamento da equipe em busca de resultados internacionais no ciclo até 2028. Para Hellen e Gabriel, a convocação significa mais um passo na continuidade de uma trajetória construída com conquistas nacionais e presença em competições fora do país.

