alms4
JOGOS DA JUVENTUDE

Jogos Escolares da Juventude de MS iniciam competições de atletismo com número recorde de atletas

Evento reúne 460 participantes de 31 municípios e funciona como seletiva para os Jogos da Juventude do COB

4 julho 2025 - 08h30Iury de Oliveira
Competição de atletismo dos Jogos Escolares de MS reúne 460 atletas e serve como seletiva para etapa nacional.
Competição de atletismo dos Jogos Escolares de MS reúne 460 atletas e serve como seletiva para etapa nacional. - (Foto: arquivo/ Fundesporte)

Com a proposta de incentivar o esporte escolar e revelar novos talentos no cenário estadual e nacional, o Governo do Mato Grosso do Sul realiza neste fim de semana, nos dias 5 e 6 de julho, a etapa de atletismo dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, voltada para estudantes de 15 a 17 anos. As competições acontecem das 7h às 17h no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, reunindo 460 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes de 31 municípios.

Canal WhatsApp

A competição, organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem caráter classificatório para a etapa nacional dos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Além de fomentar o espírito competitivo, a iniciativa se consolida como um importante instrumento de inclusão e integração regional, oferecendo oportunidade para que jovens atletas representem suas cidades e ganhem visibilidade no cenário esportivo brasileiro.

De acordo com a diretora dos Jogos Escolares da Juventude de MS, Karina Quaini, a competição não apenas garante vaga para os campeões, mas também pode classificar atletas que atingirem os índices exigidos pelo COB. Isso significa que até segundos e terceiros colocados, dependendo da prova, podem avançar para a fase nacional.

“O atletismo funciona como seletiva para a fase nacional. Além dos campeões, atletas que atingem os índices exigidos também podem ser convocados, o que permite que até segundos ou terceiros colocados avancem, dependendo da prova”, explica Karina.

O evento registra este ano um número recorde de participantes: são quase 460 envolvidos, frente aos cerca de 300 que participaram da edição anterior. O crescimento, segundo Karina, é reflexo do esforço de diferentes municípios, que mesmo sem estruturas oficiais de pista, têm investido na modalidade.

“A modalidade está crescendo rapidamente no estado. Mesmo sem pistas oficiais, os municípios têm desenvolvido o atletismo com os recursos disponíveis, formando muitos atletas e garantindo uma representação estadual de destaque no cenário nacional”, destaca a diretora.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, esse movimento é estratégico para o futuro do esporte sul-mato-grossense. Ele destaca que o governo estadual tem investido em estrutura e organização para permitir que mais municípios participem dos Jogos.

“Estamos muito felizes com o crescimento do atletismo em nosso estado. Para que esse avanço continue, precisamos organizar competições cada vez mais bem estruturadas e acessíveis a todos os municípios, e temos feito isso”, afirmou Nuñez.

A expectativa é de que os Jogos sirvam como ponto de partida para muitos jovens talentos. Ao oferecer estrutura e incentivo, o evento cumpre um papel fundamental na formação de base, possibilitando que estudantes-atletas enxerguem no esporte um caminho de realização pessoal e profissional.

Os atletas começaram a ser recebidos em Campo Grande na noite do dia 4 de julho, a partir das 19h. As competições acontecem ao longo do sábado e domingo no Parque Ayrton Senna, localizado na Rua Jornalista Valdir Lago, 512 – Conjunto Aero Rancho.

Já a cerimônia de premiação será realizada no domingo, 6 de julho, a partir das 18h, no SINPOL-MS, localizado na Rua Teodoro Carvalho, 225 – Conjunto José Abraão.

A edição 2024 dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul segue um calendário esportivo que movimenta diversas modalidades ao longo do ano. O atletismo, por ser uma das modalidades mais tradicionais e democráticas do esporte, ganha destaque por seu potencial de revelar atletas para o cenário nacional.

Ao apostar no esporte escolar como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social, o Governo do Estado reforça a importância de investir desde cedo na formação de jovens atletas. O caráter seletivo da competição é apenas uma das dimensões do evento, que também promove valores como disciplina, superação e trabalho em equipe.

Com ações como essa, o Mato Grosso do Sul se posiciona entre os estados que mais têm investido na formação de base, contribuindo para o surgimento de novas promessas e o fortalecimento do esporte regional.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop