3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
TÊNIS

João Fonseca sobe para 44º no ranking da ATP e iguala marca histórica no tênis brasileiro

Com boa campanha em Cincinnati, tenista carioca alcança nova melhor posição na carreira e mira entrar no Top 40 antes do US Open

18 agosto 2025 - 09h25Felipe Rosa Mendes
João Fonseca durante partida no Masters 1000 de Cincinnati, onde avançou até a terceira rodada e somou pontos importantes no ranking da ATP
João Fonseca durante partida no Masters 1000 de Cincinnati, onde avançou até a terceira rodada e somou pontos importantes no ranking da ATP - Foto: Reprodução/@atptour via X

O tenista João Fonseca subiu oito posições no ranking mundial da ATP e agora ocupa o 44º lugar, sua melhor colocação até o momento. A atualização foi divulgada nesta segunda-feira (18) após a participação do brasileiro no Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. Fonseca, que completa 19 anos nesta semana, já aparece entre os 50 melhores tenistas do mundo pela quinta semana consecutiva.

Canal WhatsApp

A campanha em Cincinnati garantiu ao carioca 1.095 pontos no ranking. Ele chegou até a terceira rodada do torneio, sendo eliminado pelo francês Térence Atmane, revelação da competição, que só foi parar nas semifinais, onde perdeu para o italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo e campeão de Wimbledon.

Com a nova colocação, Fonseca iguala a marca histórica de Flávio Saretta, que também alcançou a 44ª posição em setembro de 2003. Os dois agora dividem o nono lugar entre os brasileiros mais bem ranqueados da história na ATP. À frente deles estão nomes como Gustavo Kuerten (1º), Thomaz Bellucci (21º) e Fernando Meligeni (25º).

Preparação para o US Open - Após a eliminação em Cincinnati, Fonseca decidiu interromper a sequência de torneios e focar nos treinos para o US Open, que começa no dia 24 de agosto. O Grand Slam é o último da temporada e acontece em Nova York.

A estratégia de crescimento no ranking tem um objetivo claro: tornar-se cabeça de chave nas principais competições. Para isso, Fonseca precisa figurar entre os 40 primeiros colocados, uma meta que ele está próximo de alcançar.

Ser cabeça de chave significa evitar adversários mais fortes nas primeiras rodadas dos torneios, o que pode facilitar o avanço nas competições. Embora os torneios do circuito principal ofereçam 32 vagas de cabeça de chave, atletas ranqueados entre os 40 primeiros têm grandes chances de entrar na lista por conta de desistências e lesões.

Com o desempenho consistente e a frequência de boas campanhas, João Fonseca mira entrar no Top 40 ainda nesta temporada. Se mantiver o ritmo, o jovem tenista pode até chegar ao Top 30, o que o colocaria como cabeça de chave no Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de 2026.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop