
Principal atração do Rio Open, João Fonseca faz sua estreia na chave de simples contra Thiago Monteiro nesta terça-feira (19) no Jockey Club Brasileiro.
Fonseca já havia entrado em quadra na segunda-feira (18) na disputa de duplas ao lado de Marcelo Melo, mas a expectativa maior gira em torno da campanha individual. Desde a temporada passada, ele se transformou em protagonista do evento. Em 2024, chegou às quartas de final e, a partir dali, decidiu apostar de vez na carreira profissional.
Até então, o jovem mantinha acordo com a Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, onde pretendia disputar o tênis universitário. Após a campanha no Rio e a sequência de resultados, optou pelo circuito profissional. “Nos últimos meses, sinto que o tênis profissional me escolheu de uma maneira em que eu simplesmente não poderia dizer ‘não’”, afirmou em comunicado na ocasião.
Nesta edição, Fonseca chega mais experiente. Em 2025, viveu sua primeira temporada completa como profissional. Embora tenha sido eliminado na primeira rodada do ATP 250 de Buenos Aires e perdido os pontos que defendia, aparece mais acima no ranking e demonstra confiança. “Me sinto mais preparado, mais experiente, entendendo como lidar nessa situação. Estou confiante, acho que vai ser uma boa semana”, disse em entrevista coletiva.
Mesmo com as desistências do italiano Lorenzo Musetti, número 5 do mundo, e do francês Gael Monfils, o Rio Open manteve o interesse do público. Musetti se lesionou nas quartas de final do Australian Open, contra Novak Djokovic, e já havia ficado fora da edição passada no Rio.
Do outro lado da rede estará Thiago Monteiro, atual número 209 do ranking da ATP em simples. O cearense de 31 anos já ocupou a 61ª posição do mundo em 2022, quando era o brasileiro mais bem colocado na lista.
Para entrar na chave principal, Monteiro precisou passar pelo qualifying. Venceu Adolfo Vallejo por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1, e depois superou o sérvio Dusan Lajovic por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/3.
“Entrar na chave do Rio Open é muito especial, o grande objetivo. Estou muito feliz, é sempre diferente estar jogando aqui em casa, com a família, com os amigos e com todo o público. Hoje a quadra estava lotada de novo, então é realmente fantástica a proporção que o tênis está no Brasil hoje, então muito feliz com o apoio de todo mundo também e com esse reconhecimento", disse Monteiro.

