Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de outubro de 2025 - 00h27
FIEMS
ESPORTE

João Fonseca é eliminado na estreia como cabeça de chave no ATP 250 de Bruxelas

Brasileiro perde para Van de Zandschulp em dois sets e se prepara agora para os torneios da Basileia e Paris

14 outubro 2025 - 19h35
João Fonseca
João Fonseca - (Foto: Reprodução)

O tenista brasileiro João Fonseca, número 45 do ranking mundial, foi eliminado logo na estreia do ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica. Foi sua primeira participação como cabeça de chave em um torneio da ATP, mas ele acabou superado pelo holandês Botic van de Zandschulp (86º), por 2 sets a 0, com parciais de 5/7 e 6/7 (2/7).

Canal WhatsApp

Fonseca voltava ao circuito após mais de um mês fora de competições regulares da ATP. Seu último torneio havia sido o US Open, em 27 de agosto, onde caiu na segunda rodada. Nesse período, participou apenas da Laver Cup, representando o Time Mundo, e venceu o italiano Flavio Cobolli.

O confronto contra Van de Zandschulp teve gosto amargo para Fonseca. No ano passado, o brasileiro havia vencido o holandês em sets diretos na Copa Davis, mas desta vez enfrentou um adversário mais sólido e eficiente nos momentos decisivos.

No primeiro set, Fonseca quebrou o saque do adversário e chegou a abrir vantagem de 4/2. No entanto, Van de Zandschulp reagiu, salvou cinco set points e conseguiu virar, fechando a parcial por 7/5.

No segundo set, Fonseca mostrou mais consistência e chegou a liderar por 5/3, após quebrar o serviço do holandês. Mas novamente permitiu a reação de Van de Zandschulp, que empatou em 5/5 e levou a decisão para o tiebreak, vencido com autoridade por 7 a 2.

Próximos desafios - Apesar da eliminação precoce, Fonseca segue com compromissos importantes no calendário. A partir de 20 de outubro, disputa o ATP 500 da Basileia, na Suíça. Sem estar entre os cabeças de chave, poderá enfrentar adversários como Taylor Fritz e Casper Ruud nas primeiras rodadas.

Na semana seguinte, o brasileiro vai à França para disputar o Masters 1000 de Paris, que reúne os principais nomes do circuito, como Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, Novak Djokovic e Alexander Zverev.

Encerrando a temporada, Fonseca retorna à Grécia para o ATP 250 de Atenas, com início em 2 de novembro. No país, o jovem já teve destaque recente ao ajudar o Brasil a se classificar para o Qualifiers da Copa Davis.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop