
João Fonseca dará sequência ao seu início de temporada no circuito mundial com a confirmação de participação no ATP 250 de Adelaide, na Austrália. O torneio será disputado entre os dias 12 e 17 de janeiro de 2026, uma semana antes do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano.
O torneio australiano é realizado em piso duro e costuma atrair grandes nomes em preparação para o Slam de Melbourne. A lista completa de inscritos ainda será divulgada pela organização.
Além de Adelaide, o jovem carioca de 19 anos já tem outras três competições confirmadas em seu calendário para o início de 2026: o próprio Australian Open, o ATP 250 de Buenos Aires e o ATP 500 do Rio de Janeiro, o Rio Open, em fevereiro.
Há ainda a possibilidade de Fonseca disputar um torneio na primeira semana de janeiro (entre os dias 5 e 11), com chance de defender os pontos conquistados no Challenger 125 de Camberra, onde foi campeão.
João Fonseca encerra 2025 como um dos nomes mais promissores do tênis mundial. Ele começou o ano na 145ª colocação e agora ocupa o 24º lugar no ranking da ATP. Durante a temporada, conquistou dois títulos importantes: o ATP 250 de Buenos Aires e o ATP 500 da Basileia.
Com esse desempenho, Fonseca já se coloca como o terceiro melhor brasileiro da história no ranking mundial, atrás apenas de Gustavo Kuerten, ex-número 1 do mundo, e Thomaz Bellucci, que chegou ao 21º lugar em 2010.
Antes de iniciar oficialmente a temporada de 2026, Fonseca ainda terá um compromisso especial: uma partida de exibição contra Carlos Alcaraz, atual líder do ranking da ATP. O confronto está marcado para o dia 8 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos.
A expectativa é alta para ver o desempenho do brasileiro em sua estreia no Australian Open com ranking elevado e novo status no circuito.

