
João Fonseca, uma das promessas do tênis brasileiro, anunciou sua desistência do Masters 1000 de Xangai, que começa nesta quinta-feira (2), na China. O motivo da retirada do jovem de 19 anos, atual 42º colocado do ranking da ATP, não foi divulgado.

Sem disputar a gira asiática, onde estão grandes nomes como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, Fonseca voltará ao circuito apenas na Europa. Seu próximo compromisso será o ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica, a partir de 13 de outubro.
Depois de Bruxelas, Fonseca disputa o ATP 500 de Basileia, na Suíça, em 20 de outubro, seguido pelo Masters 1000 de Paris, a partir de 27 de outubro. Este será o sétimo torneio da categoria que o brasileiro participa no ano. Até aqui, suas melhores campanhas foram as terceiras rodadas em Miami e Cincinnati.
Para novembro, o planejamento prevê o ATP 250 de Atenas (Grécia) ou ATP 250 de Metz (França). Já em dezembro, ele encara uma partida de exibição contra o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, no Miami Invitational (8/12).
A última vez que Fonseca esteve em quadra foi na Laver Cup, nos Estados Unidos, onde venceu o italiano Flavio Cobolli, número 25 do mundo, em sets diretos, ajudando o Time Mundo a superar o Time Europa. Antes disso, liderou o Brasil na vitória sobre a Grécia, em Atenas, pelo Grupo Mundial I da Copa Davis.
Calendário de João Fonseca até o fim do ano
- 13 de outubro: ATP 250 de Bruxelas (Bélgica)
- 20 de outubro: ATP 500 de Basileia (Suíça)
- 27 de outubro: Masters 1000 de Paris (França)
- 2 de novembro: ATP 250 de Atenas (Grécia) ou Metz (França)
- 8 de dezembro: Miami Invitational (EUA) – jogo contra Carlos Alcaraz
