
Disputa de alto nível aguarda João Fonseca no ATP 500 da Basileia, que começa na próxima segunda-feira (20) e segue até o dia 26 de outubro, na Suíça. O torneio, realizado em quadra dura coberta, conta com 32 nomes na chave de simples e marca o retorno do jovem brasileiro ao circuito principal após uma semana de descanso.

Na estreia, Fonseca enfrentará o francês Giovanni Mpetshi Perricard, conhecido pelo saque mais rápido da história de Wimbledon, com 246 km/h. O brasileiro, de 19 anos, está atualmente na 45ª posição do ranking mundial e terá pela frente o 37º colocado da ATP.
Caso avance, Fonseca pode encarar o checo Jakub Mensik, 19º do mundo e cabeça de chave número 7, nas oitavas. Se seguir firme, um possível duelo contra Holger Rune, número 11 do ranking e terceiro cabeça do torneio, pode acontecer nas quartas de final.
Na chave de duplas, Fonseca também terá um novo desafio: jogará ao lado de Rafael Matos contra os experientes franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert, ambos ex-números 1 do mundo nas duplas.
Fonseca optou por não disputar a temporada asiática, incluindo o Masters 1000 de Xangai. Seu retorno aconteceu na última semana no ATP 250 de Bruxelas, mas foi eliminado na primeira rodada pelo holandês Botic van de Zandschulp.
O torneio da Basileia servirá como aquecimento para o Masters 1000 de Paris, que acontece logo na sequência, a partir do dia 27 de outubro.
