carne
TENISTA BRASILEIRO

Aos 19 anos, João Fonseca supera Djokovic e Sinner em ranking da ATP

Brasileiro, hoje 44º do mundo, já tem título de ATP e está à frente de nomes que se tornaram número 1, como Djokovic e Sinner, na mesma idade

21 agosto 2025 - 11h25Felipe Rosa Mendes
João Fonseca, aos 19 anos, já aparece como 44º no ranking da ATP e supera marcas de futuros campeões mundiais
João Fonseca, aos 19 anos, já aparece como 44º no ranking da ATP e supera marcas de futuros campeões mundiais - Foto: Reprodução/@atptour via X

O tenista brasileiro João Fonseca completou 19 anos nesta quinta-feira (21) e vive o melhor momento da carreira. Atual 44º colocado do ranking da ATP, o jovem já conquistou um título de nível ATP, em Buenos Aires, no início de 2025, e tem números que chamam atenção quando comparados a grandes nomes da história do tênis na mesma idade.

Canal WhatsApp

Ao analisar os últimos 25 anos do circuito, Fonseca aparece à frente de craques que se tornaram número 1 do mundo, como Novak Djokovic, que aos 19 anos era apenas o 63º, e Jannik Sinner, que ocupava o 73º posto. O britânico Andy Murray, já aposentado, também estava atrás do brasileiro, figurando como 46º.

Entre os gigantes, apenas Roger Federer e Rafael Nadal tinham posições mais altas que Fonseca nesta fase da carreira. Em agosto de 2000, Federer era o 39º, ainda sem títulos no circuito. Já Nadal foi o mais precoce: aos 19 anos, era o número 5 do mundo e, poucos dias depois do aniversário, conquistou o primeiro de seus 22 Grand Slams, em Roland Garros.

O espanhol Carlos Alcaraz, atual fenômeno do tênis, também aparece em posição superior. Aos 19 anos, já ocupava a 9ª colocação e, em menos de uma semana após o aniversário, subiu para o 6º lugar.

A comparação reforça a ascensão de Fonseca, que já soma feitos importantes e surge como uma das maiores promessas do tênis brasileiro nas últimas décadas.

Ranking dos tenistas aos 19 anos:

Rafael Nadal: 5º

Carlos Alcaraz: 9º

Roger Federer: 39º

João Fonseca: 44º

Andy Murray: 46º

Novak Djokovic: 63º

Jannik Sinner: 73º

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas