tjms
SURFE

Italo supera repescagem e tubarão e se une a Yago, Filipe e Chianca nas oitavas em Jeffreys Bay

Campeão olímpico e mundial passa pela repescagem e se junta aos compatriotas na próxima fase da etapa de Jeffreys Bay

12 julho 2025 - 11h40
Italo Ferreira avançou às oitavas de final na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul.
Italo Ferreira avançou às oitavas de final na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul. - (Foto: Liga Mundial de Surfe / WSL)
Terça da Carne

O campeão mundial e dono do ouro olímpico Italo Ferreira levou um susto neste sábado, na etapa de Jeffreys Bay da Liga Mundial de Surfe (WSL), na África do Sul, mas passou pela repescagem e avançou às oitavas de final, assim como os compatriotas Yago Dora, Filipe Toledo e João Chianca.

Canal WhatsApp

Italo entrou no mar sob tensão, após 15 minutos de paralisação da repescagem em decorrência de alerta de tubarão, mas não deu chances ao anfitrião Matthew McGillivray e venceu a terceira bateria por 13,53 a 9,20. Assim, Italo tirou um peso das costas, já que havia sido superado pelo americano Jake Marshall - 9,23 a 6,10 - na estreia em J-Bay, resultado que o obrigou a disputar a repescagem.

João Chianca também precisou passar pela repescagem e aguardar 10 minutos após sair da água para conhecer o resultado de sua bateria e comemorar a classificação. O brasileiro venceu o australiano Joel Vaughan por apenas 0,33 de diferença - 11,00 a 10,77 - e sofreu com o suspense após o adversário encaixar uma manobra nos últimos segundos.

Em busca de vaga nas Finais da WSL, que acontecerão no final de agosto, em Fiji, após a etapa decisiva em Teahupo'o, no Taiti, Yago Dora foi dominante em sua bateria de estreia e, assim como o campeão mundial Filipe Toledo, avançou diretamente às oitavas de final na África do Sul.

Yago Dora, campeão em Trestles, brilhou em sua bateria, somou a nota 15,83, com direito a um 9,33 em um ótimo aéreo, e não deu chances ao anfitrião Matthew McGillivray (8,70) e ao japonês Connor O'Leary (7,64).

Já o tricampeão da etapa sul-africana, Filipe Toledo, sofreu com a pressão dos adversários nos minutos derradeiros, mas os 13,50 pontos foram suficientes para derrotar o havaiano Barron Mamiya (11,26) e o mexicano Alan Cleland (10,46).

Outros brasileiros na disputa, Miguel Pupo e Alejo Muniz e caíram diante do francês Marco Mignot (12,23 a 8,80) e do americano Griffin Colapinto (11,83 a 9,20) na repescagem, respectivamente, e deram adeus à etapa sul-africana.

FEMININO

Finalista em Saquarema, no Rio de Janeiro, a única brasileira no circuito, Luana Silva, foi eliminada na repescagem, diante da americana Carolina Marks, neste sábado, com um acirrado placar de 11,16 a 10,10.

Na sexta-feira, a brasileira, que também busca uma vaga nas Finais, havia sido derrotada pela australiana Isabella Nichols e pela havaiana Bettylou Johnson na primeira bateria.

A competição em Jeffreys Bay, antepenúltima etapa da temporada da WSL, terá sequência na madrugada deste domingo, se as condições climáticas - e os tubarões - permitirem.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas