BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
FÓRMULA 1

Isack Hadjar conquista primeiro pódio na F1, mas quebra troféu do GP da Holanda

Piloto da Racing Bulls é o quinto mais jovem a subir ao pódio na categoria; peça era de cerâmica artesanal holandesa

31 agosto 2025 - 17h25
Isack Hadjar quebra troféu de terceiro lugar no GP da Holanda da F1 em 2025
Isack Hadjar quebra troféu de terceiro lugar no GP da Holanda da F1 em 2025 - Foto: Clive Rose/Getty Images
ENERGISA

Durou pouco o troféu do primeiro pódio de Isack Hadjar na Fórmula 1. O franco-argelino de 20 anos e 11 meses, piloto da Racing Bulls, terminou em terceiro lugar no GP da Holanda neste domingo (31), mas derrubou a taça durante a comemoração com a equipe.

Canal WhatsApp

A peça, produzida em cerâmica pintada à mão e revestida em ouro de 24 quilates, não resistiu ao impacto e se quebrou instantes após a cerimônia. Os troféus da etapa holandesa são confeccionados com a técnica tradicional Delfts blauw, inspirada na famosa cerâmica azul de Delft, símbolo cultural dos Países Baixos desde o século 14.

Pódio histórico para o novato
Apesar do acidente, Hadjar fez história. Ele se tornou o quinto piloto mais jovem a conquistar um pódio na Fórmula 1, além de ser o francês mais novo a alcançar tal feito. É também o segundo estreante da temporada a figurar entre os três primeiros, após Andrea Kimi Antonelli no GP do Canadá.

“Parece um pouco irreal. O mais surpreendente para mim foi manter o quarto lugar durante toda a corrida”, declarou Hadjar. “Aproveitamos a saída de Lando (Norris) e não cometemos erros. O carro esteve bem durante todo o fim de semana, e estou muito feliz comigo mesmo porque realmente maximizei o que tinha e consegui subir ao pódio.”

RB volta ao pódio após três anos
O desempenho também representou o retorno da Racing Bulls ao pódio após três temporadas — o último havia sido com Pierre Gasly no GP do Azerbaijão, em 2021. Largando em quarto, Hadjar resistiu aos ataques de Charles Leclerc e George Russell e chegou a ameaçar Max Verstappen, assegurando a terceira posição.

Com o resultado, o novato somou 37 pontos no campeonato e subiu para a décima colocação, empatado com Nico Hülkenberg. A vitória em Zandvoort ficou com Oscar Piastri, da McLaren, seguido por Verstappen, da Red Bull.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop