Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de novembro de 2025 - 19h31
Fiems 46 Anos
FUTEBOL

Holanda empata com a Polônia e fica a um ponto da vaga para a Copa de 2026

Alemanha também encaminha classificação com vitória sobre Luxemburgo e brilho de jovem centroavante

14 novembro 2025 - 18h15Agência Estado
Memphis Depay garantiu empate para a Holanda contra a Polônia.
Memphis Depay garantiu empate para a Holanda contra a Polônia. - (Foto: Czarek Sokolowsi/AP)

A seleção da Holanda deixou escapar a chance de garantir, com uma rodada de antecedência, a classificação direta para a Copa do Mundo de 2026, mas voltou de Varsóvia com um resultado que a deixa muito próxima da vaga. Em um duelo com contornos estratégicos, os holandeses buscaram o empate por 1 a 1 diante da Polônia, fora de casa, e mantiveram a invencibilidade no Grupo G.

Canal WhatsApp

Para confirmar a classificação sem depender de outros resultados, a Laranja precisa apenas de um novo empate na rodada final, na próxima segunda-feira, em Amsterdã, contra a já eliminada Lituânia, lanterna da chave. No primeiro turno, os holandeses venceram os lituanos por 3 a 2 jogando fora de casa.

JOGO COM CARA DE DECISÃO EM VARSÓVIA

Apesar de atuar como mandante e da necessidade da vitória para tentar alcançar a liderança, a Polônia apostou em uma formação mais defensiva, com reforço no meio de campo e Lewandowski isolado no comando de ataque. Do outro lado, o técnico Louis van Gaal manteve o trio ofensivo com Gakpo, Malen e o corintiano Memphis Depay.

A primeira grande chance foi da Polônia, com Zalewski perdendo gol claro logo no primeiro minuto. Ainda assim, a Holanda logo assumiu o controle da partida com seu estilo de jogo baseado em posse de bola e paciência na construção das jogadas.

Aos poucos, os visitantes sufocaram os donos da casa, que passaram a apostar exclusivamente em contra-ataques. E foi em uma dessas escapadas que a Polônia abriu o placar: Kaminski aproveitou passe de Lewandowski e fez 1 a 0, pouco antes do intervalo.

Na volta do segundo tempo, a Holanda reagiu rápido. Após duas chances desperdiçadas por Gakpo, Memphis Depay apareceu para aproveitar a sobra e deixar tudo igual. O atacante sentiu dores nas costas na comemoração e foi substituído em seguida.

O jogo ficou mais aberto na etapa final, com oportunidades para os dois lados, mas os goleiros garantiram o empate.

ALEMANHA VENCE FORA, MAS NÃO ENCANTA

Pelo Grupo A, a seleção da Alemanha deu um passo importante rumo à vaga direta ao vencer o Luxemburgo por 2 a 0 como visitante. Apesar da vitória, o desempenho na primeira etapa foi abaixo do esperado, com a tetracampeã do mundo sendo pressionada em alguns momentos.

A reação veio no segundo tempo, puxada pelo atacante Woltemade. Logo após o intervalo, ele abriu o placar após boa jogada de Sané pela direita. O segundo gol saiu já nos minutos finais, com o jovem centroavante marcando novamente, dessa vez com uma cavadinha após passe de Baku.

Com 12 pontos, a Alemanha agora decide a vaga direta contra a Eslováquia, que também tem 12 pontos, após bater a Irlanda do Norte por 1 a 0. O confronto decisivo está marcado para segunda-feira, em Leipzig, e um empate é suficiente para os alemães.

CLASSIFICAÇÕES PRÓXIMAS, MAS COM ESTILOS DIFERENTES

Enquanto a Alemanha aposta em talento jovem e ainda busca estabilidade no comando de Julian Nagelsmann, a Holanda mantém um projeto mais consolidado sob Van Gaal, com um estilo de jogo controlado e a consistência defensiva como ponto forte.

A rodada final das Eliminatórias Europeias promete fortes emoções, especialmente nas partidas que definirão as últimas vagas diretas para a Copa de 2026, que será disputada em conjunto por Canadá, Estados Unidos e México.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas