
O Brasil segue se destacando no Mundial de Taekwondo em Wuxi, China. Depois de Maria Clara Pacheco confirmar seu favoritismo na competição, Henrique Marques garantiu uma medalha de ouro inédita para o país.
O carioca de Itaboraí venceu o chinês Qizhang Xiang na decisão da categoria até 80kg por dois rounds a zero, com parciais de 2 a 1 e 0 a 0, aplicando mais golpes que não pontuaram, e se tornou o primeiro homem brasileiro a conquistar o título. Antes dele, o país havia conquistado apenas um ouro, com Natália Falavigna, em 2005.
Após a vitória, Henrique comemorou: "Muito feliz com essa conquista e com o meu desempenho. Saímos campeões aqui graças a muito trabalho. Esse é o primeiro passo e, se Deus quiser, em Los Angeles-2028 a gente vai ser campeão também", afirmou ao SporTV.
A trajetória de Henrique Marques é marcada pela superação. Em 2023, aos 19 anos, foi diagnosticado com uma grave arritmia cardíaca e quase precisou se aposentar. Após cirurgia e recuperação, o atleta voltou aos treinos e confirmou seu talento em Wuxi, vencendo cinco lutas até a final.
A Confederação Brasileira de Taekwondo bancou a participação de Henrique no Mundial, escolhendo-o em vez de Maicon Siqueira.
O Brasil retorna às competições nesta terça-feira, com João Vitor Diniz na categoria até 68kg e Milena Titoneli até 67kg. Como são cabeças de chave, ambos entram direto na segunda rodada.
