
James Harden alcançou mais um marco relevante na carreira e reforçou seu lugar entre os maiores nomes da história da NBA. Na noite desta segunda-feira, o armador ultrapassou Shaquille O’Neal no ranking de maiores pontuadores da liga em temporadas regulares ao anotar uma cesta de três pontos no terceiro quarto da vitória do Los Angeles Clippers por 117 a 109 sobre o Charlotte Hornets.
Harden precisava de 14 pontos para superar o ex-pivô e terminou a partida com 32, além de quatro rebotes, dez assistências e quatro roubos de bola. Com o desempenho, chegou a 28.614 pontos na carreira, assumindo a nona colocação histórica da NBA e deixando para trás um dos jogadores mais dominantes de todos os tempos.
A marca foi alcançada diante da torcida no Intuit Dome, em Inglewood, que reagiu com aplausos prolongados quando o armador atingiu o recorde pessoal. O feito ocorre poucos dias depois de Kevin Durant, ex-companheiro de Harden, também subir no ranking ao ultrapassar Wilt Chamberlain e assumir a sétima posição.
O topo da lista segue com LeBron James, que soma 42.623 pontos, seguido por Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone, Kobe Bryant, Michael Jordan, Dirk Nowitzki, Kevin Durant e Wilt Chamberlain.
Dentro de quadra, o protagonismo histórico de Harden dividiu espaço com Kawhi Leonard, que foi o cestinha da partida ao marcar 35 pontos. O resultado garantiu a terceira vitória consecutiva dos Clippers, que ocupam a 11ª colocação da Conferência Oeste, com 16 vitórias na temporada.
A rodada também teve destaque para o confronto entre Sacramento Kings e Los Angeles Lakers. Mesmo com atuação expressiva de Luka Dončić, autor de 42 pontos, o Lakers foi derrotado por 124 a 112. LeBron James teve atuação mais discreta, com 22 pontos, quatro rebotes e três assistências. A equipe de Los Angeles segue em quinto no Oeste, com 23 vitórias, enquanto o Sacramento aparece apenas na 14ª posição.
Já o Boston Celtics foi superado pelo Indiana Pacers por 98 a 96, em duelo equilibrado. Payton Pritchard foi o maior pontuador do jogo, com 23 pontos. Apesar da derrota, o Celtics permanece na terceira colocação da Conferência Leste, que tem o Detroit Pistons na liderança, com 28 vitórias.
Resultados da rodada (segunda-feira)
- Cleveland Cavaliers 112 x 123 Utah Jazz
- Indiana Pacers 98 x 96 Boston Celtics
- Toronto Raptors 102 x 115 Philadelphia 76ers
- Dallas Mavericks 113 x 105 Brooklyn Nets
- Sacramento Kings 124 x 112 Los Angeles Lakers
- Los Angeles Clippers 117 x 109 Charlotte Hornets
Jogos de hoje (13)
- Miami Heat x Phoenix Suns
- Houston Rockets x Chicago Bulls
- Milwaukee Bucks x Minnesota Timberwolves
- New Orleans Pelicans x Denver Nuggets
- Oklahoma City Thunder x San Antonio Spurs
- Los Angeles Lakers x Atlanta Hawks
- Golden State Warriors x Portland Trail Blazers

