
O zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, foi absolvido nesta segunda-feira (24) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O defensor havia sido denunciado por declarações feitas após o jogo contra o Flamengo, quando classificou o árbitro Wilton Pereira Sampaio como “um dos mais soberbos do futebol mundial” e insinuou que ele teria “algo contra o sucesso do Palmeiras”.
A ação teve como base o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de atos contrários à ética desportiva. Mesmo assim, a 1ª Comissão Disciplinar decidiu de forma unânime pela absolvição do paraguaio. Segundo o auditor e relator Guilherme Martorelli, punir o atleta seria um exagero diante do contexto. “Não entendo que a postura dele venha a ser considerada como algo a ser punido. Acho que passaria um pouco da conta”, afirmou.
Em sua defesa, Gómez disse ter reagido “de cabeça quente” após o apito final. Ele relatou que tentou cumprimentar a equipe de arbitragem, mas que Wilton não correspondeu ao gesto. “Fiquei triste que ele não estendeu a mão, foi uma reação após o jogo”, explicou o zagueiro no vídeo apresentado durante o julgamento.
No mesmo processo, o lateral Piquerez foi advertido pela expulsão na partida, enquanto João Martins, auxiliar técnico do clube, recebeu uma suspensão de um jogo. Ambas as penalidades já foram cumpridas.
Com o caso encerrado, Gómez está liberado para atuar normalmente na reta final do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras volta a campo nesta terça-feira (25), contra o Grêmio, fora de casa, pela 36ª rodada.

