
O Grêmio encerrou o Brasileirão com uma atuação convincente e um resultado que confirma sua presença na Copa Sul-Americana de 2026. Jogando na Ilha do Retiro, neste domingo (7), o time gaúcho não deu chances ao Sport e goleou por 4 a 0, fechando a temporada em 10º lugar, com 49 pontos.
O Sport, que entrou em campo já rebaixado, terminou o campeonato na lanterna com apenas 17 pontos, apenas duas vitórias e a pior campanha de um clube pernambucano na história da Série A.
A partida começou com o Sport tentando pressionar e criando sua melhor chance aos 14 minutos, quando Cariús obrigou Gabriel Grando a fazer defesa importante. A resposta gremista, porém, foi avassaladora. Aos 28, Carlos Vinícius abriu o placar após passe de Cristaldo. Dois minutos depois, aproveitou o cruzamento de Edenílson para ampliar.
O domínio gaúcho aumentou e Caíque França evitou um placar mais elástico ao defender finalização de Cristaldo, mas, aos 41, Gustavo Martins marcou de cabeça e levou os visitantes ao intervalo com 3 a 0.
Sem diminuir o ritmo, o Grêmio fez o quarto logo aos dois minutos da segunda etapa. Pavón cruzou da direita e Cristaldo bateu de primeira para fechar a goleada. A partir daí, o time administrou a vantagem, enquanto o Sport pouco conseguiu reagir em sua despedida amarga da Série A.
Agora, o Grêmio volta as atenções para 2026, temporada que começará mais cedo por causa da Copa do Mundo, com disputas do Gauchão, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. O Sport inicia sua preparação para a Série B, além do Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
SPORT 0 X 4 GRÊMIO
SPORT - Caíque França; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Luan Cândido (Rafinha) e Igor Cariús (João Silva); Lucas Kal, Pedro Augusto, Lucas Lima e Matheusinho (Léo Pereira); Gonçalo Paciência (Sérgio Oliveira) e Romarinho (Chrystian Barletta). Técnico: César Lucena.
GRÊMIO - Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon (Lucas Esteves); Cuéllar, Edenilson (Camilo) e Cristaldo; Amuzu (Willian), Alysson (Pavón) e Carlos Vinícius (André). Técnico: Mano Menezes.
GOLS - Carlos Vinícius, aos 28 e 30, e Gustavo Martins, aos 41 minutos do primeiro tempo. Cristaldo, aos dois minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS -
RENDA - R$ 88.755,00.
PÚBLICO - 3.339 torcedores.
ÁRBITRO - Edina Alves Batista (SP).
LOCAL - Ilha do Retiro, em Recife (PE).

