Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
21 de novembro de 2025 - 13h52
sesi
ESPORTE

Tampas de bueiro voltam a causar problemas no GP de Las Vegas

Treino é interrompido duas vezes por falhas no asfalto e levanta alerta de segurança para a corrida deste domingo

21 novembro 2025 - 13h00
Fiscais inspecionam a curva 17, onde a tampa de bueiro solta forçou o encerramento do treino
Fiscais inspecionam a curva 17, onde a tampa de bueiro solta forçou o encerramento do treino - (Foto: Reprodução)

Problema se repete pelo segundo ano - O segundo treino livre do Grande Prêmio de Las Vegas, realizado na madrugada desta sexta-feira (21), foi novamente marcado por um problema já conhecido no circuito urbano americano: as tampas de bueiro soltas. O imprevisto, que já havia comprometido a edição de 2023, forçou duas interrupções da sessão e reacendeu o alerta sobre a segurança dos pilotos.

Canal WhatsApp

A primeira paralisação aconteceu a 21 minutos do fim do treino, quando fiscais identificaram uma tampa solta na curva 17. Sem confirmação visual pelas câmeras, os comissários decidiram retomar a sessão, mas a situação voltou a se agravar. Faltando apenas dois minutos para o encerramento, a bandeira vermelha foi acionada pela segunda vez, encerrando o treino de forma antecipada.

Em comunicado oficial, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que a tampa da curva 17 estava se movendo conforme os carros passavam. “Alguns funcionários da direção de prova permaneceram no local quando a sessão foi reiniciada e informaram que a tampa do bueiro estava se movendo enquanto os carros passavam por cima dela, o que fez com que a sessão fosse encerrada com a bandeira vermelha”, informou a FIA.

Esse tipo de incidente tem sido recorrente no circuito de Las Vegas. Em 2023, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, sofreu um acidente ao atingir uma tampa solta na reta principal, o que comprometeu seu carro e causou críticas à organização. A FIA prometeu reforçar os protocolos de segurança, mas o episódio desta sexta indica que o problema ainda está longe de ser resolvido.

Corrida contra o tempo para o terceiro treino - Com o terceiro treino livre programado para as 21h30 desta sexta-feira (horário de Brasília), equipes técnicas correm para inspecionar e reforçar as tampas ao longo do traçado. A expectativa é evitar novas paralisações ou, pior, acidentes durante a corrida oficial, prevista para a madrugada de domingo.

Mesmo com o tempo de pista reduzido, o líder do campeonato, Lando Norris, da McLaren, conseguiu cravar a melhor volta do treino com 1min33s602. Em seguida vieram Kimi Antonelli, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari.

Oscar Piastri, também da McLaren e segundo colocado na classificação geral, terminou apenas em 14º. Já Max Verstappen, da Red Bull, terceiro no campeonato, foi o nono colocado. O brasileiro Gabriel Bortoleto, correndo pela Sauber, fechou a tabela de tempos na última posição.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop