Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de dezembro de 2025 - 22h04
senar
FUTEBOL

Governo cria secretaria extraordinária para coordenar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Estrutura vai articular ações com a Fifa e apoiar estados e municípios até dezembro de 2027

22 dezembro 2025 - 20h00Agência Brasil
Governo federal criou secretaria extraordinária para coordenar a organização da Copa do Mundo Feminina de 2027.
Governo federal criou secretaria extraordinária para coordenar a organização da Copa do Mundo Feminina de 2027. - (Foto: Thais Magalhães/CBF)

O Governo do Brasil criou, na última sexta-feira (19), a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A nova estrutura será responsável por coordenar os encaminhamentos relacionados à realização do Mundial, com foco em logística, governança e articulação entre órgãos públicos e a Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Canal WhatsApp

A criação da secretaria foi oficializada por meio do Decreto nº 12.789 e anunciada pelo Ministério do Esporte. De acordo com a pasta, o órgão atuará como ponto central de interlocução entre o governo brasileiro e a Fifa, acompanhando compromissos internacionais e apoiando estados e municípios envolvidos na organização do evento.

Segundo o comunicado, a secretaria também será responsável por viabilizar garantias exigidas para a realização do torneio em áreas consideradas estratégicas, como segurança pública, mobilidade urbana, telecomunicações, imigração, saúde e tecnologia da informação.

A estrutura funcionará no âmbito do Ministério do Esporte e terá caráter temporário, com vigência prevista até dezembro de 2027, período que abrange a preparação, a realização e o encerramento das atividades relacionadas à Copa do Mundo Feminina.

Para o ministro do Esporte, André Fufuca, a criação de uma secretaria específica é fundamental para assegurar eficiência na condução do evento. “O Brasil tem tradição na realização de grandes eventos e, nesses momentos, a criação de estruturas extraordinárias garante coordenação, eficiência e transparência”, afirmou.

A secretária-executiva adjunta do Ministério do Esporte e coordenadora da Copa do Mundo Feminina de 2027 na pasta, Cynthia Motta, explicou que não há previsão de obras em estádios. Segundo ela, a atuação da nova secretaria estará concentrada em áreas operacionais e de articulação institucional.

“Não serão necessárias obras de estádios. Nosso trabalho estará focado principalmente em logística, mobilidade, aeroportos, tecnologia da informação, gramados, saúde e na articulação interministerial. É por meio dessa equipe criada agora que vamos trabalhar exclusivamente para colocar a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 em campo”, destacou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop